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Obras da estação Brooklin Paulista |
As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo já alcançaram 83% de execução. Desde a retomada do projeto em setembro de 2023, o empreendimento — que envolve obras civis, sistemas e trens — evoluiu mais de 22 pontos percentuais, com destaque para os sistemas de energia, sinalização e telecomunicações, que avançaram mais de 50 pontos percentuais.
Entre os marcos já atingidos estão:
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Conclusão do túnel que liga o Aeroporto de Congonhas à estação anexa
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Instalação de passarelas e coberturas metálicas em várias estações
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Lançamento de 203 vigas-guia na via elevada
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Recomposição de 4,6 km do viário da Av. Jornalista Roberto Marinho, em parceria com a Prefeitura de São Paulo
Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia. O projeto prevê oito estações modernas, 14 trens automatizados e soluções sustentáveis como aquecimento solar e reaproveitamento de água da chuva.
As duas primeiras composições já estão no Brasil e em fase de testes, enquanto outras seguem em produção na China. Os trens são totalmente automatizados, sem condutor, equipados com tecnologia CBTC, que permite intervalos menores, maior eficiência e autonomia para rodar até 8 km com baterias em caso de falta de energia.
A implantação das portas de plataforma avança nas oito estações, junto à instalação de sistemas de energia, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações. Equipamentos como escadas rolantes, elevadores, máquina de lavar trem e veículo de manutenção também estão em montagem e testes.
A operação da Linha 17-Ouro está prevista para 2026, e as próximas etapas incluem finalização de obras civis, comissionamento dos sistemas e paisagismo. A nova linha será um importante reforço para a mobilidade urbana na Zona Sul de São Paulo.
Por: Metrô
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