Estação Palmeiras Barra Funda |
A partir desta quinta-feira (28), as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passam a ter como terminal a estação Palmeiras-Barra Funda. Com a mudança, todos os passageiros dessas duas linhas deverão desembarcar na Barra Funda. Para seguir viagem em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra, será necessário realizar a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6.
A alteração dá continuidade à ampliação iniciada na segunda-feira (25), quando a Linha 11-Coral passou a operar em dias úteis até a estação Palmeiras-Barra Funda. O novo trajeto da Linha 11 funciona diariamente no horário comercial, das 4h à meia-noite, permitindo que passageiros do Alto Tietê e da zona leste cheguem diretamente à zona oeste da capital.
Barra Funda como novo hub ferroviário
Com as mudanças, a estação Palmeiras-Barra Funda se consolida como um dos principais hubs do transporte público sobre trilhos em São Paulo. Além das linhas 7, 10 e 11 e do Expresso Aeroporto da CPTM, a estação também integra a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade.
A localização estratégica conecta os passageiros a ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, além de oferecer acesso rápido a universidades, casas de shows e espaços culturais.
Comunicação com os passageiros
Os usuários estão sendo informados de forma massiva pelos canais oficiais da CPTM. Além disso, mensagens sonoras estão sendo veiculadas em todas as estações e trens. Equipes de apoio também estão disponíveis na estação Barra Funda para auxiliar durante os deslocamentos.
Outras melhorias recentes
A CPTM também implementou mudanças em outras linhas:
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Linha 12-Safira: fim da operação em loop, garantindo circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalos médios de 4,5 minutos nos horários de pico.
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Linha 13-Jade: intervalos de 10 minutos nos horários de pico, ampliando a oferta de lugares.
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Expresso Linha 10: conexão entre Santo André e Tamanduateí agora com partidas a cada 20 minutos nos períodos de maior demanda.
Nova gestão operacional da Linha 7-Rubi
Nesta quinta-feira também se inicia a operação supervisionada da Linha 7-Rubi. A TIC Trens assume gradualmente a operação sob orientação da CPTM até 26 de novembro de 2025, quando passará a administrar integralmente a linha.
A concessionária será responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi, além de implantar o Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e o Trem Intermunicipal (TIM).
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Trem Intercidades (TIC): previsto para maio de 2031, ligará São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí. Será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, atingindo até 140 km/h, com 101 km de extensão e tempo estimado de 64 minutos.
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Trem Intermunicipal (TIM): previsto para maio de 2029, conectará Jundiaí a Campinas em 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O leilão do projeto aconteceu em fevereiro de 2024, tendo como vencedor o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, com investimentos estimados em R$ 14,2 bilhões.
Fonte: Gov SP