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Créditos: ACCIONA |
A ACCIONA começou a instalar as portas de plataforma da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo na futura estação Santa Marina, que já tem mais de 81% das obras civis concluídas e está entre as mais adiantadas do projeto.
A etapa de instalação deve durar cerca de um mês e meio. Em seguida, os equipamentos passarão a ser implantados nas demais estações da linha. No total, serão 720 portas deslizantes motorizadas (PDMs), com 48 por estação — 24 em cada plataforma.
As novas PDMs contam com diferentes barreiras físicas, como barras fixas e soleiras inclinadas, para impedir incidentes durante a operação. O sistema foi projetado para reforçar a segurança de forma preventiva, incluindo o menor “gap” (espaço) entre trem e plataforma já aplicado no metrô de São Paulo.
Outro diferencial está nas portas dos trens, que se movimentam cerca de sete centímetros para fora da caixa do carro, oferecendo ainda mais controle do espaço de embarque. Esse modelo é inédito na cidade e foi desenvolvido para aumentar a segurança desde o primeiro contato com o trem.
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Créditos: ACCIONA |
Além das barreiras físicas, há integração com os sistemas de sinalização, material rodante e alimentação elétrica. Assim, o trem só pode se mover quando todas as portas estiverem fechadas e sem obstruções. Caso algum problema persista, a Central de Controle Operacional (CCO) é imediatamente acionada.
A Linha 6-Laranja está sendo construída pela ACCIONA em regime de Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Universidade. Com 15,3 km de extensão e 15 estações, vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, até a Estação São Joaquim, no centro. O trajeto, que hoje leva cerca de 1h30 de ônibus, passará a ser feito em apenas 23 minutos quando a linha entrar em operação.
Por: ACCIONA