![]() |
Azul Aeroporto Congonhas | Foto Guilherme Mion |
A Azul comemora seis anos de operação na ponte aérea entre Rio de Janeiro (Santos Dumont) e São Paulo (Congonhas), uma das rotas mais importantes do transporte aéreo brasileiro e a mais movimentada do país. Desde agosto de 2019, a companhia já realizou mais de 38,3 mil voos, transportando cerca de 3 milhões de Clientes.
Para marcar o início do sétimo ano na ponte aérea, a Azul vai aumentar a capacidade de transporte na rota a partir do próximo mês, com a introdução do Embraer 195-E2, aeronave com 136 assentos que oferece 15% mais lugares, maior conforto e eficiência. O avião, maior e mais moderno já fabricado no Brasil, conta com wi-fi, telas individuais em todos os assentos e reduz em até 25% as emissões de CO2. A operação do E2 no Santos Dumont começou em julho nos voos para Campinas, e atualmente a Azul oferece 660 voos mensais e mais de 80 mil assentos no trecho Rio-São Paulo, nos dois sentidos.
Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, “a ponte aérea Rio-São Paulo é um dos símbolos da aviação nacional e uma rota estratégica para a companhia. Ampliar a oferta de assentos com o Embraer E2 reforça nosso compromisso em oferecer mais opções e conforto para atender à crescente demanda”.
A estreia da Azul na ponte aérea em 2019 foi desafiadora, pois a companhia precisou operar durante a reforma da pista principal do Santos Dumont, utilizando a pista auxiliar. Isso foi possível graças às aeronaves menores Embraer E1, com 118 assentos, que ainda são usadas na rota.
Sobre a Azul:
A Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, oferecendo mais de 800 partidas diárias para 137 cidades. Com frota de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a Azul opera 250 rotas diretas. A companhia foi eleita a 2ª mais pontual do mundo em 2023 pela Cirium e premiada em 2020 como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor.
Fonte: Azul