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Créditos: Divulgação |
A Autopass, maior empresa de gestão de soluções para bilhetagem eletrônica no Brasil, apresentou um novo sistema que moderniza toda a infraestrutura tecnológica da operação na Grande São Paulo.
Responsável por mais de 10 milhões de transações diárias e com mais de 13 milhões de cartões emitidos, a empresa concluiu a atualização completa sem impactar os usuários e sem a necessidade de substituição de cartões.
A modernização contemplou todos os componentes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), com melhorias em software e hardware, além de integração com sistemas de operadores de transporte e fabricantes de bloqueios. O resultado é uma maior capacidade de processamento, mais agilidade nas transações e estabilidade operacional — fatores essenciais para a eficiência do transporte público na maior região metropolitana do país.
Ao todo, cerca de 7 mil ônibus e todas as estações da CPTM e do Metrô de São Paulo já operam com a nova tecnologia. A implementação foi feita de forma escalonada, em parceria com fornecedores estratégicos, garantindo a continuidade das operações durante todo o processo.
Segundo Bruno Berezin, CEO da Autopass, “a tecnologia por trás da mobilidade urbana precisa ser tão ágil quanto invisível. Implementar uma mudança dessa magnitude sem interromper nenhuma transação é reflexo de um trabalho conjunto, pautado pela inovação e pela responsabilidade com o serviço público. Nosso foco é garantir que cada validação aconteça com eficiência, para que a experiência do usuário seja sempre fluida e confiável”.
A reformulação representa um avanço estrutural para o sistema de transporte público da Grande São Paulo, tornando a bilhetagem mais ágil, resiliente e preparada para futuras evoluções tecnológicas.
Sobre a Autopass
A Autopass é uma empresa brasileira entre as maiores da América Latina em soluções de mobilidade e bilhetagem eletrônica. Com mais de 15 anos de atuação, é pioneira na implementação de cartões inteligentes, bilhetes digitais via QR Code e aplicativo próprio. Além disso, expandiu sua atuação para serviços financeiros, benefícios de saúde e um programa de recompensas que beneficiam diretamente os clientes para além do transporte público.