Estação Consolação |
Neste fim de semana, dias 23 e 24 de agosto, a Linha 2-Verde do Metrô terá operação diferente devido às obras do novo túnel que vai conectar essa linha à Linha 4-Amarela. A partir das 20h de sábado e durante todo o domingo, os trens circularão apenas por uma via entre as estações Brigadeiro e Consolação, o que vai causar redução da velocidade e aumento do intervalo entre as composições.
Essa medida é necessária para a segurança durante a escavação do túnel sul, que ligará a Consolação à futura estação Paulista. O túnel terá cerca de 9,4 metros de comprimento por 6,3 metros de diâmetro, sendo que mais da metade já foi escavada. O túnel norte, que segue em direção à estação Paulista, também está em construção.
Quem não precisa seguir até a Linha 2-Verde é orientado a buscar alternativas para evitar atrasos. Por exemplo, passageiros da Linha 4-Amarela podem fazer integração com a Linha 3-Vermelha na República ou com a Linha 1-Azul na Luz. Quem vem da Linha 5-Lilás pode se conectar à Linha 1-Azul em Santa Cruz. Somente os passageiros que têm como destino a Linha 15-Prata devem permanecer na Linha 2-Verde.
O novo túnel terá capacidade para até 18 mil passageiros por hora, facilitando as transferências entre as linhas 2 e 4 e diminuindo o fluxo de pessoas nas estações. A escavação é realizada com o método NATM, em um poço de acesso na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra, que futuramente também vai servir para ventilação do túnel.
A obra está sendo feita pelo Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, com investimento de 70 milhões de reais, e a previsão de conclusão é 2026. Equipes estarão disponíveis nas estações para orientar os passageiros, e todas as alterações estão sinalizadas com avisos e painéis eletrônicos.