SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Túnel Santos–Guarujá avança no processo de licenciamento ambiental

Túnel Santos–Guarujá avança no processo de licenciamento ambiental
Túnel Santos–Guarujá

Segundo informações do G1, o projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá deu mais um passo importante rumo à sua concretização. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou o parecer técnico emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), permitindo que o empreendimento receba a Licença Prévia (LP), documento que atesta a viabilidade ambiental da obra e autoriza o avanço para a fase de instalação.

A análise foi baseada no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que avaliou os possíveis efeitos socioambientais do projeto. A Licença Prévia, por si só, não autoriza o início das obras, mas é um passo obrigatório para a obtenção da Licença de Instalação (LI), que libera o início das intervenções desde que todas as exigências legais e ambientais sejam cumpridas. A última etapa do licenciamento será a Licença de Operação (LO), necessária para que o túnel possa ser utilizado pela população.

A Cetesb já havia emitido parecer favorável anteriormente, mas a liberação da Licença Prévia dependia da aprovação do Consema, colegiado que reúne representantes do Ministério Público, OAB, sociedade civil e outras entidades. A aprovação do parecer ocorreu na quinta-feira (7), em São Paulo, com apenas duas abstenções. Os demais membros votaram a favor da proposta, que recebeu elogios da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).

Em junho, o Governo do Estado republicou o edital de licitação da obra com ajustes técnicos e operacionais. O valor estimado do investimento foi atualizado de R\$ 5,96 bilhões para R\$ 6,8 bilhões, um aumento de R\$ 840 milhões. O leilão que vai definir a empresa responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos está marcado para o dia 5 de setembro, às 16h, na sede da B3, em São Paulo.

O projeto prevê a construção de um túnel submerso com 870 metros de extensão, oferecendo uma alternativa rápida de travessia entre Santos e Guarujá. Hoje, a ligação entre as duas cidades depende principalmente do serviço de balsas, que pode levar de 20 minutos a algumas horas, dependendo do tráfego, da movimentação portuária e das condições climáticas.

Ao todo, o EIA identificou 46 impactos socioambientais potenciais, sendo um na fase de planejamento, 34 na implantação e 11 na fase de operação. Entre os principais estão a redução da cobertura vegetal e interferência em áreas de mangue, desapropriações e deslocamentos compulsórios, além de riscos como eventos climáticos extremos, acidentes ambientais e vazamentos de produtos perigosos.

Para mitigar esses impactos, o estudo propôs 17 programas ambientais com medidas específicas para prevenção, controle e compensação. Segundo representantes da Fipe, essas ações foram cuidadosamente planejadas para garantir que o projeto avance com responsabilidade ambiental e social.

O túnel faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e está integrado ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo considerada a maior obra de infraestrutura do estado atualmente.

Fonte: G1

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