![]() |
MRS |
No último dia 30 de julho de 2025, a MRS Logística comemorou uma conquista importante: a renovação de 100 quilômetros de sua malha férrea, fruto do Projeto GIV (Grandes Intervenções de Via). Essa realização simboliza muito mais do que números – é a prova do compromisso da empresa com a segurança, eficiência operacional e sustentabilidade.
Para o gerente de projetos especiais, Paulo Gonzaga, o desafio é grande: “renovar trechos que não tinham uma reforma completa desde o final do século XIX, tudo isso enquanto mantemos a operação rodando sem interrupções, exige muito planejamento e cuidado. Esse projeto é um investimento para garantir o futuro da ferrovia.”
Desde o começo das obras, em 2022, até o avanço da renovação mecanizada em 2023, a equipe responsável já aplicou mais de 165 mil dormentes nos trilhos. Entre eles, mais de 120 mil de concreto, quase 30 mil de aço e 15 mil de madeira, reforçando a estrutura para suportar o crescimento da demanda.
Mais de 120 profissionais estão envolvidos diretamente nas atividades, numa união entre engenharia, operação e planejamento, que busca entregar resultados sólidos e duradouros.
A comemoração contou com um momento especial: o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, fez uma ligação por rádio com o operador Iago Santos, que estava trabalhando na renovadora de lastros no trecho de Volta Redonda 6 Barbara 1 Linha 2. Guilherme comunicou:
“Hoje, 30 de julho de 2025, atingimos 100 quilômetros renovados na malha da MRS, um feito que só foi possível graças ao esforço conjunto de toda a equipe. Seguimos focados em tornar nossa ferrovia cada vez mais moderna e sustentável.”
Mais do que a extensão renovada, o projeto deixa um legado de inovação e excelência na manutenção das linhas, preparando a MRS para os desafios e oportunidades que virão.
Cada quilômetro renovado representa um passo importante para garantir uma operação ferroviária mais segura, moderna e eficiente para o futuro.
Sobre a MRS Logística
A MRS administra uma malha ferroviária de 1.643 km que conecta os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, regiões responsáveis por quase metade do PIB brasileiro. A companhia é uma das principais operadoras ferroviárias de carga do país, com uma produção que cresceu quase quatro vezes desde a década de 90.
A malha da MRS atende a diversos setores, transportando contêineres, produtos siderúrgicos, cimento, bauxita, carga agrícola, coque, carvão e minério de ferro. Cerca de 20% das exportações brasileiras e um terço da carga ferroviária nacional passam pelos seus trilhos.
Por: MRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário