Premiação é concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte)
Em cerimônia na última quarta-feira, 27, o presidente das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, Luís Valença, recebeu a Ordem do Mérito do Transporte, a Medalha JK. A premiação foi oferecida a 15 profissionais que se destacaram em 2018 pela prestação de serviços relevantes no setor de transporte, em diferentes modalidades. A Medalha JK é concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) desde 1991.
"Estou muito honrado por ser o representante do setor de transporte de passageiros sobre trilhos nesta cerimônia e por receber a Ordem do Mérito do Transporte da CNT, uma instituição que há mais de duas décadas está na vanguarda ao representar trabalhadores, empresários e agentes do transporte. Essa homenagem nos fortalece no desafio de buscar soluções que favoreçam a mobilidade urbana", diz Valença. A ViaQuatro e a ViaMobilidade são responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4 e 5 de metrô de São Paulo, respectivamente.
Graduado em Matemática, com especialização em Administração de Empresas e extensão em Administração de Tecnologia de Informação, Valença ocupa, desde agosto de 2018, o cargo de presidente das concessionárias. O executivo já exerceu o cargo de gestor de atendimento da CCR AutoBan e de diretor-presidente da CCR EngelogTec e CCR Metrô Bahia.
Após passar pela CCR AutoBan, CCR Actua e CCR EngelogTec, Valença tornou-se diretor presidente da ViaQuatro e ficou no cargo entre 2006 e 2014. À frente da concessionária, foi o responsável pela implantação da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil, a Linha 4-Amarela de metrô. Participou ativamente da contratação e implantação de trens e do sistema de automação integral (driverless), tornando a ViaQuatro pioneira na utilização dessa tecnologia na América Latina para transportar mais de 750 mil passageiros por dia, com altos níveis de satisfação dos clientes.
No intervalo de 2015 a 2018, Valença foi presidente da CCR Metrô Bahia, onde implantou o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas com a operação de 20 estações, em 29 km de via.
De volta a São Paulo, Valença assumiu em agosto de 2018, o cargo de presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade. Segundo o executivo, o atual desafio é desenvolver e aperfeiçoar os modelos de transportes sustentáveis. "As concessionárias trabalham incessantemente para oferecer serviço de qualidade aos passageiros, investem nas melhores tecnologias e estão sempre olhando para o futuro. Temos o compromisso e a missão de desenvolver o transporte de passageiros sobre trilhos no país", finaliza o executivo.
Cerimônia
Além da entrega das medalhas da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro, a solenidade marcou a posse do presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, e da nova diretora.
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Sobre a ViaMobilidade:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 16 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na futura Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.
ViaQuatro / ViaMobilidade