ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

8 de março de 2019

Mês das mulheres: Linha 5-Lilás conta com 16 operadoras de trens



A Linha 5-Lilás transporta diariamente mais de 500 mil passageiros com segurança e conforto. Entre os condutores que levam e trazem milhares de pessoas, há 16 mulheres que seguiram seus sonhos de operar um trem e fazem parte do quadro de colaboradores da ViaMobilidade.

São 16 operadoras, com idades entre 19 e 35 anos e os mais dos mais variados perfis. Além da enorme responsabilidade de transportar em média 1,5 mil pessoas com segurança por trem, sendo a interface com o Centro de Controle Operacional e conduzindo com maestria a alta tecnologia dos equipamentos metroferroviários.

Para atuar, as colaboradoras passam por um treinamento de 60 dias, que inclui parte teórica e prática, e depois vão para a operação assistida por três semanas, acompanhadas por um profissional mais experiente.

“Operar um trem pra mim é uma experiência incrível! Transportar diariamente milhares de pessoas, onde a maioria está indo atrás de seus sonhos, é uma responsabilidade e tanto, e temos que nos atentar para que qualquer falha que ocorra no trem não impeça nossos passageiros de chegar ao seu destino no horário adequado”, afirma Mitt, uma das condutoras.

Um dos responsáveis pelo treinamento das colaboradoras, o supervisor de Tráfego, Raphael Comitre elogia a postura e comprometimento da equipe. “Diria que o treinamento de operador de trem, apesar de ter aulas práticas onde é necessário aplicar força e se sujar, não existe distinção de sexo. Mulheres muitas vezes delicadas demonstram garra no desafio que encaram fazer. E a maioria delas nunca trabalhou na área”, afirma.

Texto e foto: Divulgação Via Mobilidade

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm