Etanolduto passará pelos estados de GO, MG, MS, SP e RJ |
A Logum, empresa de logística de transporte de etanol da Petrobras, inicia no final deste ano o transporte intermodal do combustível. Nesta primeira etapa do projeto está prevista a movimentação de 600 mil a 1 milhão de litros de etanol, que serão coletados nos centros produtores de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo por ferrovia e rodovia e seguirão para Paulínia (SP) para distribuição através dos dutos da Petrobras em operação. A Logum está conversando com as concessionárias ferroviárias para definir a parceria no projeto.
A logística faz parte do projeto que a Petrobras, em parceria com a Copersucar, Cosan, Odebrecht, Uniduto e Camargo Corrêa, lançou no início de março com a constituição da Logum, para o transporte de 21 bilhões de litros de etanol em 2020.
Segundo o diretor comercial da Logum, Luiz Augusto Fonseca, serão investidos R$ 6 bilhões durante quatro anos para a implantação do projeto de transporte e armazenagem de etanol. O sistema terá como base o transporte por dutos, com utilização de hidrovia, ferrovia e rodovias. A Logum deve operar com os portos de Ilha D´Água, em Duque de Caxias (RJ) e em São Sebastião (SP), onde a Petrobras possui um terminal.
O projeto de etanol da Petrobras fez parte da apresentação do gerente geral de planejamento de logística da empresa, Carlos Lodi, durante a 17ª Intermodal South América, que acontece até quinta-feira (07/04), em São Paulo. Durante o evento, Lodi apresentou um panorama do uso dos modais no Brasil e falou sobre o projeto ferroviário em andamento. RF