Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de abril de 2011

CPTM otimiza previsões de demanda

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por meio de sua área de Planejamento de Transportes, adquiriu a solução IBM SPSS Statistics com o objetivo de coletar informações para as manipulações de dados e previsões de demanda em curto, médio e longo prazo. Confiabilidade das informações, praticidade de obtenção dos dados e ganho no temo foram os benefícios conquistados a partir da iniciativa.


Por meio da solução, todas as informações coletadas são compartilhadas entre as diversas empresas de transporte público do Estado de São Paulo, como a SPTrans (São Paulo Transporte), o Metrô e a CPTM.

“Com esses dados, podemos avaliar políticas públicas de transportes, analisar os impactos causados na vida das pessoas e verificar todas as necessidades de melhorias no serviço para a toda a região metropolitana”, aponta Rodrigo Sartoratto de Alencar, analista de Planejamento da CPTM.

Análise das informações
O trabalho da área de Planejamento de Transporte da CPTM consiste, principalmente, em sugerir e analisar novas ideias para a melhoria desse serviço público. Com a solução, adquirida em novembro de 2007, o setor realiza pesquisas Origem e Destino (O/D), na qual obtém um retrato dos descolamentos das linhas de transporte coletivo.

As informações dessa pesquisa, realizada a cada dez anos, leva de seis a sete meses para ser concluída e a cada cinco anos passa por uma aferição. Segundo Sartoratto, a CPTM gastava muito tempo para manipular os dados da pesquisa. Esse trabalho era feito no Excel e demorava cerca de 1h30. Hoje, a companhia gasta 15 minutos.

As previsões de demanda, que também eram feitas em planilhas de Excel, tinham análises demoradas e cerca de 6% de erros. “Com a implementação da solução, eu faço meu trabalho em minutos e com margem de 1% de erro”, completa o executivo.

Desafios e superação
Para Sartoratto, o maior desafio nesse processo de aquisição da solução foi o processo licitatório. Por se tratar de uma empresa pública, durou cerca de um ano para a concretização da compra das licenças do software. “Nós já conhecíamos a solução, pois nosso departamento conversa muito com as equipes do Metrô. Foi uma troca de experiência”.

A ferramenta foi instalada em um servidor permitindo acesso simultâneo para até cinco usuários. A área de Planejamento de Transportes é a que mais usa a solução, seguida pelo setor Operacional.  “A solução também beneficiou todo o investimento do Governo do Estado no Plano de Expansão. As informações são tiradas das previsões de demanda.
 O uso beneficia não só os funcionários, mas também os usuários do serviço”, completa Sartoratto.. Fonte:Decisionreport