SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

CPTM inicia Estudos para trem de alta velocidade

Primeira análise a ser feita pelo Consórcio Planservi Oficina é sobre as condições da atual malha ferroviária 

Quantidade de curvas nas linhas férreas atuais representa um desafio para reativar o serviço
Os estudos para a implantação de um trem de alta velocidade ligando Sorocaba à capital paulista já começaram. 

O Consórcio Planservi Oficina foi o escolhido, por meio de licitação, como o responsável pela avaliação de necessidade de alteração do traçado da linha férrea já existente, viabilidade técnica, operacional e ambiental, de inserção urbana e de projeto funcional. 

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), órgão ligado à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), o trabalho, que custará cerca de R$ 1 milhão ao Estado, deve demorar cerca de um ano para ser concluído e seus resultados serão fundamentais para confirmar se será possível manter a projeção de início da implantação do serviço até 2014. 

O custo total do trem de alta velocidade também só será estimado após o final desta primeira fase.

Um ponto considerado como desafio ao projeto de voltar a ligar Sorocaba a São Paulo por um trem de passageiros é a sinuosidade da linha férrea disponível, que corta as cidades de Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Itu, Salto, Itapevi e Osasco nos dois caminhos possíveis à capital para aproveitamento da estrutura já existente.

 São mais de 230 curvas que, segundo a CPTM, precisam ter sua sinuosidade reduzida para garantir que o trem consiga desenvolver uma velocidade entre 120 e 150 km/h, que possibilita que o trecho de 90 quilômetros possa ser percorrido em cerca de 50 minutos.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a CPTM informou que o início dos estudos é a fase embrionária de todo o projeto e que após a entrega das análises realizadas pela Planservi serão necessários a execução de estudos de consolidação da demanda, estudos econômicos e a modelagem financeira que suportem o empreendimento. 

Completada esta fase, serão contratados os projetos básico e executivo, licença ambiental, execução de obras, que poderá ser na modalidade Parceria Público Privada.
 
Demanda e custo 
A grande quantidade de pessoas que percorre as estradas que ligam Sorocaba a São Paulo diariamente é um dos fatores de estímulo ao governo estadual para a retomada dos projetos de trens de passageiros. De acordo com o estudo denominado "Ligações Ferroviárias Regionais", de dezembro de 2010, diariamente um total de 71.363 viagens entre as duas cidades são realizadas, sendo que destas, 41.139 por motivo de trabalho. 

É o caso do engenheiro Kleydson Luiz Mendonça Pinto, de 37 anos, que todos os dias segue para São Paulo de ônibus fretado. "Ter o trem seria ótimo", opinou.

Kleydson conta que as viagens demoram cerca de 2h30. "Saio do trabalho às 18h e chego em casa às 20h30. Isso quando não tem nenhum problema. Na quarta-feira, por causa do show do U2 e do trânsito, cheguei só 21h20", reclama. Para ele, valeria a pena trocar o ônibus pelo trem mesmo se isso significasse desembolsar alguns reais a mais. "Muitas vezes as horas de trabalho valem mais. Todos os países, inclusive os menos desenvolvidos, têm transporte de trens. 

Aqui no Brasil há um lobby daqueles que trabalham com transporte rodoviário", emendou sua esposa, a servidora federal Érica Oliveira Doná, de 31 anos. O estagiário e estudante de Direito Thiago Gonelli Gomes, de 23 anos, aguardava para pegar o ônibus para São Paulo, na manhã de ontem, e disse que também aprova a iniciativa. "Seria muito melhor porque não haveria risco de acidentes na estrada e fugiríamos dos engarrafamentos".

A estimativa de quanto custará embarcar no trem de passageiros rumo a São Paulo também é, segundo a CPTM, impossível de ser realizada nesta fase inicial do projeto. Porém, o órgão sinaliza, em nota, que "o novo serviço que possa ser oferecido para ligar São Paulo a Sorocaba deve ser competitivo não somente no ponto de vista econômico, mas principalmente por apresentar menores tempos de viagem, segurança, confiabilidade e também conforto, de forma a garantir atratividade". #Cruzeiro do Sul

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