Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Lerner propõe boulevar sobre linhas da CPTM

O urbanista e ex-prefeito e governador do Paraná Jaime Lerner apresentou uma proposta de um parque linear sobre o traçado das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.


A ideia é construir uma estrutura semelhante a um boulevard, onde na parte superior circulariam carros elétricos, bicicletas e pedestres, e na inferior passariam as linhas da CPTM. O projeto foi apresentado durante a 5ª edição do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, na segunda-feira (04/04), em São Paulo.


Segundo Lerner, as linhas da CPTM não seriam fechadas. Elas receberiam o parque como cobertura e as laterais permaneceriam abertas.  O parque linear seria conectado a empreendimentos, que pagariam parte dessa estrutura.


“Não podemos resolver o problema de mobilidade hoje com esse falso dilema: ou o carro ou o metrô. Não é aumentando o número de vias nas marginais que vamos resolver o problema de mobilidade e não é apostando em mais uma linha, porque não vai resolver mais uma linha de metrô.É preciso melhorar tudo.


O segredo da mobilidade está em não competir o mesmo espaço de um sistema com outro, eles serem complementares”, explicou o urbanista.
O diretor de transporte da SAE Brasil e presidente da Abifer, Vicente Abate, achou interessante o projeto do parque linear apresentado por Lerner. “Como ideia eu acho fantástico, uma cidade do futuro, onde pudesse ter transporte de superfície ferroviário ou metroviário e em cima carros elétricos. Mas é muito futuro para nós, infelizmente”.
Abate defende a integração dos sistemas de transporte para melhorar a mobilidade urbana.


“É o nosso futuro o equilíbrio no transporte, não só de carga, que precisa também, mas principalmente no transporte urbano, o transporte sobre trilhos sendo alimentado com linhas de ônibus, bicicletas, táxis”. Fonte: RF







Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm