ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de abril de 2011

CPTM comemora dia do Ferroviário

Durante evento na Estação Júlio Prestes na Linha 8-Diamante da CPTM, as estações Luz e Júlio Prestes são homenageadas com uma emissão especial de selos comemorativos.
  
A CPTM ofereceu um banquete em homenagem ao dia do ferroviário na estação Júlio Prestes.


Os correios lançou no dia 30 de Abril, dia do ferroviário uma emissão especial de selos comemorativos em homenagem as estações Luz e Júlio Prestes, o evento contou com a presença de autoridades do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e dos Correios.
É compromisso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos registrar nestas emissões os esforços dos brasileiros na construção de estações que foram o ponto de partida para levar o desenvolvimento a vários lugares do País.Além das construções históricas de São Paulo, a estação carioca Central do Brasil também vai ganhar um selo especial. 


O tema das estações ferroviárias centenárias foi escolhido pelo público por meio de votação. O selo também será uma espécie de presente para a Estação da Luz, que completou no último dia 1º de março 110 anos de existência.


Luz
Além de embelezar a cidade com a sua arquitetura inglesa, de forte inspiração vitoriana, a Estação da Luz ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século passado, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos. Trata-se também de ponto turístico e um dos poucos monumentos históricos da cidade tombado como patrimônio nacional. Atualmente, mais de 400 mil pessoas circulam pela estação todos os dias.


Estação Júlio Prestes
A imponente Estação Júlio Prestes, um dos cartões postais de São Paulo, levou mais de dez anos para ser construída, entre 1926 e 1938. O complexo que hoje abriga o terminal da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] da CPTM e a Sala São Paulo, nasceu da necessidade da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em construir uma estação mais adequada ao transporte de passageiros e em harmonia com a arquitetura da cidade, no início do século XX. A riqueza do café impulsionou o empreendimento.


Fotos do Evento: Diário da  CPTM no Facebook

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm