Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Os segredos dos túneis subterrâneos de São Paulo

Plataforma construída nos anos 1970 na Estação D. Pedro 2° que nunca foi usada
Nas profundezas da Estação Dom Pedro II, no coração de São Paulo, existe uma plataforma de metrô esquecida, construída nos anos 1970 para uma linha que ligaria Pinheiros ao Ipiranga, mas nunca saiu do papel. Essa "estação fantasma", a 20 metros abaixo dos trilhos, foi deixada de lado quando o crescimento da cidade tomou outros rumos. Desde 2022, o local ganhou nova vida: em noites de frio intenso, transforma-se em abrigo para até 150 pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo camas, cobertores, comida e, algo raro, espaço para animais de estimação. “Muitos não abandonam seus pets, e aqui eles são bem-vindos”, diz um representante da Defesa Civil, que gerencia a iniciativa.

Além dessa plataforma, São Paulo esconde outros túneis subterrâneos. Na Estação São Bento, túneis com até 32 metros de profundidade ajudam a conter o rio Anhangabaú, garantindo a estabilidade da estrutura. Outros, como os da Linha Azul, servem para manobras de trens ou drenagem do lençol freático. Esses espaços, frutos de planos ambiciosos do passado, mostram como a engenharia antiga ainda pode ser adaptada para novas necessidades, trazendo utilidade e até acolhimento em meio ao concreto esquecido.

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