Linha 17-Ouro |
As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo avançam em múltiplas frentes, com ênfase no paisagismo e na instalação de equipamentos essenciais, como portas de embarque e elevadores. Essa nova linha de monotrilho, com 6,7 km de extensão, conectará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, beneficiando aproximadamente 100 mil passageiros por dia a partir de 2026. Com oito estações modernas e uma frota de 14 trens equipados com tecnologia avançada, o projeto reforçará a mobilidade urbana na Zona Sul da capital, ampliando a integração do transporte metropolitano e proporcionando maior conforto e segurança aos usuários.
"A obra do monotrilho da Linha 17-Ouro é importante para a mobilidade de São Paulo por integrar o Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do Brasil, diretamente à rede de transporte metroferroviária", afirmou Marcelo Basso, gerente da Linha 17-Ouro do Metrô. "A nova linha de monotrilho também oferecerá uma opção de transporte público eficiente para uma região densamente povoada da cidade."
Etapas Finais das Obras em Execução
Na reta final do projeto, prosseguem a implantação das portas de plataforma em todas as estações e a montagem de sistemas fundamentais, incluindo energia, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações. Ademais, avançam a instalação de escadas rolantes, elevadores, máquina de lavar trem e veículo de manutenção de via, que já se encontra em processo de comissionamento.
Os sistemas de alimentação elétrica foram energizados em estações como Vereador José Diniz e Campo Belo. Paralelamente, realizam-se testes de comissionamento e a execução de sistemas auxiliares, como ar-condicionado, iluminação e ventilação.
Inovações nos Trens da Frota
Cada trem da Linha 17-Ouro contará com cinco carros, 60,8 m de comprimento e capacidade para 616 passageiros. Os veículos incorporam recursos avançados, como ar-condicionado, iluminação em LED, áreas acessíveis e o sistema UTO (Unattended Train Operation), integrado à tecnologia CBTC, que assegura maior eficiência e intervalos reduzidos entre viagens. O projeto ainda prevê a autonomia das composições para percorrer até 8 km com baterias próprias em casos de interrupção na energia de tração.
"Com trens automáticos e com capacidade para centenas de passageiros, a linha deverá ajudar a reduzir o tráfego nas principais vias da região", complementou Basso.
Acompanhe o Progresso na Série "Por Dentro da Obra"
O desenvolvimento das obras da Linha 17-Ouro é destacado no segundo episódio da série "Agência SP: Por Dentro da Obra", uma iniciativa que revela detalhes e curiosidades de grandes projetos em andamento no estado. O primeiro episódio explorou as obras do trecho de cerca de 22 km do Rodoanel Norte, previsto para entrega ainda neste ano.
Assista ao 2º episódio sobre a Linha 17-Ouro aqui.
Essa infraestrutura promete transformar a conectividade na região, promovendo uma mobilidade mais sustentável e acessível para os paulistanos.