Equipe da ViaMobilidade durante o início do treinamento de manutenção da Linha 17-Ouro |
O treinamento é ministrado pelo Metrô de São Paulo e tem como objetivo preparar esses instrutores para, depois, capacitarem mais de 140 profissionais que serão responsáveis pela manutenção da linha. A iniciativa faz parte do plano de preparação para a operação assistida, prevista para março de 2026.
![]() |
Foto: ViaMobilidade |
O primeiro curso, realizado entre os dias 29 e 31 de julho, abordou o sistema de baixa tensão (Grupo 1). Foram dois dias de aulas teóricas no pátio Capão Redondo e um dia de prática na estação Vereador José Diniz. Esse é apenas o início de uma série de capacitações que estão divididas em três grupos e cobrem todos os sistemas do monotrilho.
Segundo Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade Linha 17-Ouro, "a equipe que participa deste ciclo recebe o conhecimento técnico diretamente do Metrô e será responsável por repassar essas informações aos futuros colaboradores. No total, mais de 140 profissionais estarão dedicados exclusivamente à manutenção da nova linha".
Novos treinamentos estão programados até a abertura da operação assistida, abrangendo desde a operação dos trens até os procedimentos para resolução de falhas críticas, garantindo que as equipes estejam prontas para atender o público
Por; ViaMobilidade