Informações da VEJA (Radar Econômico, por Pedro Gil, atualizado em 29 set 2025, 11h14)
A gigante espanhola Acciona, responsável por um faturamento de R$ 3,8 bilhões anuais no Brasil, está próxima de selar acordo com o governo de São Paulo para estender em 6 km a Linha 6 do metrô da capital. O plano prevê a adição de seis novas estações – as estações Morro Grande e Velha Campinas (sentido Zona Norte), Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos (sentido central) –, complementando as 15 que já estão em fase de execução, com um custo estimado extra de R$ 7 bilhões.
Apesar do entusiasmo inicial pela construção do túnel submarino conectando Santos a Guarujá – projeto que acabou de ser leiloado –, a Acciona optou por não participar, abrindo espaço para a portuguesa Mota-Engil. “Adotamos uma abordagem bem conservadora por conta dos desafios técnicos envolvidos”, comentou André De Angelo, presidente da companhia no país.
Informações complementares sobre a Linha 6-Laranja
A Linha 6-Laranja, operada pela concessionária Linha Universidade em uma Parceria Público-Privada (PPP) com o governo de São Paulo, terá cerca de 15,3 km de extensão, conectando a Zona Norte (iniciando na Estação Brasilândia) ao centro da capital, até a Estação São Joaquim (Linha 1-Azul). O trajeto, que atualmente leva cerca de 1h30min de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos, com capacidade para transportar até 630 mil passageiros por dia. As 15 estações principais incluem Brasilândia, Maristela, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Vila Leopoldina, Água Branca, Teodoro Sampaio, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie e São Joaquim, com integrações às linhas Azul, Amarela, Rubi e Diamante.
Quanto ao status atual, a escavação dos túneis foi concluída em fevereiro de 2025, e o primeiro trem foi entregue em julho do mesmo ano – os trens são mais leves e econômicos, com tecnologia avançada para eficiência energética. Os testes operacionais estão previstos para o segundo semestre de 2025, com inauguração parcial do trecho entre Brasilândia e Perdizes entre outubro e dezembro de 2026. A conclusão total da linha original, incluindo o ramal até São Joaquim, é esperada para 2028, com operação plena a partir de 2026 pela concessionária.