Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de setembro de 2018

Viagem de trem se mostrou mais um Evento Eleitoral

A viagem da última terça-feira, 4 de setembro, aparentou ser mais um evento de promoção eleitoral, do que uma real intenção de criar a linha de trem na região.

Na manhã e no começo da tarde de ontem (04) o Governador e candidato a reeleição Márcio França, junto com o Secretário de Transportes do Estado Clodoaldo Pelissione e demais autoridades, realizaram uma viagem de trem saindo da cidade de Campinas, com destino a estação de trem da CPTM de Jundiaí.

A viagem prevista para terminar na estação de Jundiaí, terminou em Louveira o que acabou frustrando os presentes em Jundiaí, inclusive a imprensa da cidade que havia sido previamente convidada e aguardou mais de duas horas, pelo trem com a comitiva.

Segundo o Governador e Clodoaldo Pelissione, a ideia é viabilizar o projeto de uma linha de trem que integraria a cidade de Campinas e São Paulo, aproveitando a malha de trilhos já existente. Para isto segundo o Secretário, será realizada uma parceria entre Governo do Estado, CPTM e a RUMO, empresa que administra o trecho entre Jundiaí e Campinas, além de outras ferrovias pelo interior do Estado. A ideia será viabilizar para o final do ano de 2019, um transporte sobre trilhos com quatro viagens por dia até a Estação da Cultura em Campinas. A RUMO seria responsável pela recuperação de cerca de 50 km de trilhos, instalação de sistemas de sinalização, sistemas de energia elétrica para alimentação dos trens e recuperação das vias, nivelando e corrigindo problemas encontrados. Caberia a CPTM concluir as viagens até a cidade que levaria partindo da Estação da Luz, um tempo aproximado de três horas.

Este projeto não compõe o TIC (Trem Intercidades) mencionado ontem na outra matéria do Diário da CPTM sobre este assunto. Segundo Márcio França, o TIC é um projeto mais demorado e complexo, o que inviabiliza a sua entrega em um prazo curto, porém, segue em estudo, onde também tem um projeto para levar o trem até a cidade de Santos, aproveitando um trajeto já utilizado.

Por Willian Moreira