Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

17 de setembro de 2018

Prefeitura dá início à Semana da Mobilidade com ações de conscientização no trânsito

Com o tema “Todos Somos Pedestres”, programação levará atividades e eventos educativos gratuitos à população em todas as regiões da cidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), em conjunto com CET, SPTrans, DTP, DSV e com as secretarias municipais de Educação e Direitos Humanos e Cidadania, realiza, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana da Mobilidade 2018, movimento que pretende conscientizar o cidadão sobre a responsabilidade no trânsito.

Neste ano, a campanha terá como tema “Todos Somos Pedestres”, alinhado com o 10º Prêmio CET de Educação no Trânsito. O objetivo é chamar a atenção de toda a sociedade a respeito da proteção ao pedestre – a parte mais vulnerável na questão da mobilidade.

Como parte da programação, a população terá várias atividades e eventos educacionais gratuitos na cidade. Na Praça Ramos, no dia 21, e na Avenida Paulista, no domingo, dia 23, haverá simuladores para que o público possa ter uma experiência realista sobre a colisão de um automóvel, a baixa capacidade de reação ao dirigir embriagado – feita por meio de um par de óculos – e os riscos do uso do celular ao volante. Dicas de direção defensiva de carro e de moto também serão passadas ao público.

O Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET) vai promover ações educacionais com mímicos em travessias e pontos importantes da cidade como a Avenida Celso Garcia, Rua Xavier de Toledo e a Avenida Paulista entre os dias 18 e 21, e depois nos dias 24 e 25. Eles vão orientar os pedestres a atravessar na faixa e reforçar aos motoristas a importância de respeitar e dar preferência para quem anda a pé pela cidade.

A SPTrans vai oferecer apresentações teatrais nas plataformas dos Terminais Bandeira, Lapa e Cidade Tiradentes, respectivamente nos dias 18, 19 e 20. As intervenções artísticas trarão mensagens sobre o respeito a passageiros especiais, idosos e pessoas com deficiência de uma forma lúdica e bem-humorada.

Também fazem parte da Semana da Mobilidade 2018 a distribuição gratuita, na segunda-feira, dia 24, de dois mil livros em 19 terminais de ônibus, e um cenário interativo para fotos nos terminais Sacomã, A.E. Carvalho e Capelinha.
                                                             
Estudantes de três escolas públicas com idades entre 10 e 13 anos farão uma viagem no Expresso Tiradentes no programa “Andar de ônibus em SP”. No local, as crianças receberão informações sobre cidadania no transporte e como funciona o sistema. Há ainda uma viagem de ônibus monitorada entre o Terminal Mercado e o Terminal Sacomã. A ação será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação nos dias 18, 20 e 25.

Haverá também blitze em estacionamentos comerciais, entre os dias 18 e 21, para orientar os motoristas sobre o uso de vagas reservadas a deficientes físicos e idosos.

Durante a Semana da Mobilidade 2018, diversas outras iniciativas vão discutir e propor uma reflexão sobre o uso do viário e a interação da população com a cidade. Um exemplo é a obra “Caos”, do artista plástico Eduardo Srur, que será exposta em frente à sede da Prefeitura, no viaduto do Chá.

O programa Sexta Sem Carro, que teve início na Semana da Mobilidade do ano passado, será realizado tanto no dia 21 quanto no dia 28. Nessas datas, algumas vias na região central da cidade, como Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Rua Florêncio de Abreu, Rua Líbero Badaró e Viaduto do Chá, serão fechadas para veículos de passeio e motos. O objetivo é incentivar o deslocamento a pé, por transporte coletivo ou por bicicleta. No sábado, dia 22, a ação se repetirá para comemorar o Dia Mundial Sem Carro.

Para o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, a melhor mobilidade é a que tem foco nas pessoas, que preserva vidas. “O objetivo da Semana da Mobilidade é justamente conscientizar a população de que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Com o tema deste ano, ‘Todos Somos Pedestres’, queremos mostrar a importância de o poder público investir em soluções que levem à construção de uma matriz de mobilidade mais contemporânea em São Paulo. O cidadão pode decidir se anda a pé, de metrô, de bike compartilhada, de carro ou se volta para casa de carona, e temos que garantir que ele faça isso com segurança em todos os seus deslocamentos”.

A programação completa da Semana da Mobilidade 2018 pode ser encontrada no site http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br