Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de setembro de 2018

ViaQuatro e ViaMobilidade têm novo presidente

Trem da Linha 4-Amarela
Movimento faz parte de um novo ciclo na gestão do Grupo CCR, acionista majoritário das concessionárias, e visa fortalecer a sua gestão para administração com foco em crescimento 

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô e da Linha 17-Ouro de monotrilho, iniciaram, na segunda, dia 3, um novo ciclo em sua gestão. A nova fase está alinhada ao "Programa de Identificação e Desenvolvimento de Lideranças Estratégicas" do Grupo CCR, seu acionista majoritário. A presidência das concessionárias foi assumida por Luís Valença, que já foi o responsável pela concessionária da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo no período de 2006 a 2014. No intervalo de 2015 a 2018, Valença foi presidente do CCR Metrô Bahia, onde implantou o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Iniciado há quatro anos, o "Programa de Identificação e Desenvolvimento de Lideranças Estratégicas" tem por objetivo identificar e valorizar talentos internos da companhia, tornando a empresa, bem como suas diferentes áreas de atuação, cada vez mais competitiva e preparada para novos desafios.

Apoiado pela Fundação Dom Cabral e com a participação de duas grandes consultorias internacionais, o programa traçou o diagnóstico dos executivos, alinhado aos valores e ao modelo de gestão da companhia, com foco no objetivo de dar continuidade à trajetória de crescimento da CCR com visão de longo prazo e geração de valor para os acionistas e demais públicos de relacionamento.

De acordo com o Presidente do Grupo CCR, Leonardo Vianna, o novo passo da companhia, não altera a estratégia de negócios consolidada ao longo de duas décadas de trabalho, que segue idêntica, mantendo-se focada na construção de uma empresa sólida e voltada para o futuro. "As bases estratégicas do Grupo, reforçadas brilhantemente pelos gestores que estiveram à frente das nossas unidades de negócio ao longo de quase vinte anos, iniciam um próximo ciclo virtuoso, seguindo com o olhar lapidado pelos antecessores.  A escolha dos novos nomes seguiu aspectos criteriosos e reforça a posição da CCR em valorizar os seus colaboradores", destaca o CEO. 

Sobre a ViaMobilidade
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linhas 5-Lilás de metrô de São Paulo e Linha 17-Ouro de monotrilho. A Linha 5–Lilás é constituída pelo trecho entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, no total de 17 estações, com interligação para linhas de metrô e da CPTM. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, ligará a Estação Morumbi à Estação Jardim Aeroporto, contando com oito estações, além de integração com o metrô e a CPTM.

Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre o Grupo CCR
Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Tendo iniciado sua trajetória no segmento de concessões rodoviárias, a holding diversificou seu portfólio de negócios e, em 2018, transformou seus quatro núcleos de atuação em empresas independentes que agrupam unidades de negócios por temas afins. São eles: CCR Lam Vias, CCR Infra SP, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade. As empresas são responsáveis por gerir os atuais negócios da companhia, além de desenvolver e pesquisar novas oportunidades de negócios no mercado primário e secundário, dentro e fora do Brasil. Tendo o pioneirismo como marca, o Grupo CCR é hoje um dos cinco maiores da América Latina no setor de concessões de infraestrutura e também foi o primeiro a ingressar no Novo Mercado da B3 (antiga BM&FBovespa). Conta atualmente com 13 mil colaboradores, além de ter o reconhecimento dos mercados nacional e internacional em função de sua trajetória de sucesso e da adoção constante das mais rígidas práticas de governança corporativa que pautam sua atuação e estão reunidas no Programa de Integridade e Conformidade da companhia.


Diário da CPTM