Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de setembro de 2018

Viagem experimental entre Campinas e Jundiaí é realizada

Foto: Diário da CPTM
Viagem serve para estudo do trajeto para implementar no futuro, trem que liga a região.

Na manhã desta terça-feira, o Governador Márcio França, Clodoaldo Pelissione Secretário Estadual dos Transportes e outras autoridades, realizam uma viagem de duração de cerca de duas horas e meia, percorrendo a distância entre as cidades de Campinas e Jundiaí. Junto a isto, um estudo será realizado, na prática, verificando o percurso e destacando o que precisa ser alterado para retirar em breve do papel o TIC (Trem Intercidades).

Este projeto tem 4 fases distintas e a fase em questão será a fase 1. Nesta fase o percurso total ligará através de 135 KM, as cidades de São Paulo até Americana, passando por Campinas.

O projeto que será em forma de PPP será feito por uma linha de trem nova, os trajetos existentes, percorrendo paralelo a Linha 7-Rubi até Jundiaí e após isto aproveitando a malha ferroviária da RUMO, empresa que administra os trilhos no interior do Estado de São Paulo. Também seriam eliminadas todas as passagens de nível no trajeto, para evitar cruzamento de veículos e pessoas nas vias e construção em pontos necessários de novas vias para evitar compartilhamento de trens de carga e passageiros, problema que até hoje interfere na circulação dos trens da CPTM na região metropolitana.

Com nove estações e em um trem que desenvolveria velocidade máxima de 160 km/h e ligaria a capital ao interior em um tempo agradável, sendo um atrativo em relação ao aumento das viagens de automóveis em direção a região. O trem seria uma alternativa confortável, segura e confiável para a população.


Confira abaixo às nove estações previstas:


* Água Branca
* Jundiaí
* Louveira
* Vinhedo
* Valinhos
* Campinas
* Sumaré
* Nova Odessa
* Americana


Por Willian Moreira




Canais oficiais do Diário da CPTM

Facebook: www.facebook.com/DiariodaCPTM  (Cuidado com páginas FAKE temos apenas uma página no Facebook)

Twitter:  @DiariodaCPTM

Instagram @diariodacptm