Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de setembro de 2018

Exposição na Linha 5-Lilás celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Intervenção artística retrata a preparação e o esforço dos atletas do rugby 

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô e da Linha 17-Ouro de monotrilho de São Paulo, recebe exposição que celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22 de setembro. Entre os dias 3 e 28 de setembro, a mostra pode ser vista pelos passageiros na Estação Santo Amaro e, a partir de 1º de outubro, segue para a Estação Eucaliptos, local onde permanece até o dia 31 do mesmo mês.

Produzida pelo fotógrafo Diego Carvalho, a exposição "Ronins Quad Rugby" busca ilustrar, de forma didática, as regras e conceitos do rugby paralímpico, assim como reproduzir os sentimentos, a preparação e o nível de esforço dos praticantes. As imagens foram captadas nos treinamentos e jogos oficiais da equipe que dá nome à mostra. O time é o primeiro desse esporte fundado na cidade de São Paulo.

O rugby entrou no programa paralímpico em 2000, na edição de Sidney, e o time do Brasil participou pela primeira vez na Rio 2016. "Além de apresentar o esporte aos passageiros que circulam pela linha, a exposição demonstra as mais diversas sensações que a prática esportiva provoca nos atletas, como a independência e a integração", relata o fotógrafo. "A intervenção artística também tem o objetivo de mostrar à população que o esporte paralímpico pode ser disputado em alto nível e demanda uma preparação muito rígida", finaliza.

Os jogos paralímpicos são o maior evento internacional para atletas com deficiência. Na Rio 2016, última edição dos jogos de verão, foram mais de 4 mil atletas, 176 países e 23 esportes em disputa. Também são disputadas as paralimpíadas de inverno com seis modalidades.

Segundo Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaMobilidade, o propósito da mostra é transformar as estações em ambientes que ofereçam as mais diversas vivências culturais. "Como operadora da Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade se preocupa em proporcionar uma experiência agradável de viagem aos passageiros, transmitindo informações que agregam conhecimento", explica.

Serviço – Exposição "Ronins Quad Rugby"
3 a 28 de setembro – Estação Santo Amaro
1 a 31 de outubro – Estação Eucaliptos

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linhas 5-Lilás de metrô de São Paulo e Linha 17-Ouro de monotrilho. A Linha 5–Lilás é constituída pelo trecho entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, no total de 17 estações, com interligação para linhas de metrô e da CPTM. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, ligará a Estação Morumbi à Estação Jardim Aeroporto, contando com oito estações, além de integração com o metrô e a CPTM.

Diário da CPTM