A Assembleia de Londres aprovou no mês de Julho uma moção que inclui o português entre as línguas que operam as máquinas de venda de bilhetes do metro londrino.Londres introduz o português nas máquinas do metro
A autora da moção é a líder do partido Democrata Liberal da Assembleia de Londres, Caroline Pidgeon. Segundo a parlamentar, "o português é a sexta língua mais falada em Londres, e com uma grande comunidade latino-americana na capital precisamos fazer mais para entender os problemas e as necessidades desta comunidade”, defendeu Pidgeon.
Em Londres, os bilhetes de transporte público são vendidos em 17 idiomas, incluindo o castelhano, mas até agora o português não fazia parte da lista.
Há quatro anos a Aliança Latino-americana promove reuniões, inclusive com o pessoal da Transport for London, para alcançar essa mudança. Também neste caso foi solicitado que a categoria “latino-americana” seja incluída nos formulários étnicos.
Desde 10 de setembro de 2010, a prefeitura de Londres aprovou a inclusão da categoria da América Latina/latino-americana em todos os formulários.
Para introduzir o português nas vendas, serão necessários investimentos na ordem dos 20 milhões de libras.
ASemana