Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de agosto de 2014

CPTM recebe novo simulador para treinamento de condutores

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos já possuía três outros dispositivos; novo equipamento foi instalado na Luz

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou na última nesta sexta-feira (08) a operação de um novo simulador de trens. O dispositivo, instalado na estação da Luz, possui tecnologia para auxiliar na formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional.

Desde 2011 a empresa já conta com este tipo de suporte na formação de seus condutores. Este é o quarto simulador operado pela companhia: os outros estão no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa, em Osasco e no Brás. Além da nova aquisição, a companhia também atualizou os softwares que já funcionavam nas máquinas antigas.

Tecnologia usada na aviação

Os simuladores seguem os mesmos moldes dos utilizados em setores como a aviação e o automobilismo: a mesa de operações consiste em uma réplica da aparelhagem disponível em um trem real, e um monitor projeta a imagem da linha férrea em alta resolução.

O equipamento se divide em 3 cabines - duas para maquinistas e uma para um instrutor. Defeitos e falhas, assim como condições climáticas adversas, são inseridos na programação para que alunos aprendam a lidar com intercorrências.

Desde 2011, o Centro de Formação da CPTM formou cerca de 400 novos maquinistas e mais de 1500 profissionais passaram por treinamento e reciclagem nos simuladores.

IG