ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de agosto de 2014

Secretário debate unificação da administração de Metrô, trem e ônibus metropolitanos

Processo burocrático seria simplificado e sociedade beneficiada, segundo Jurandir Fernandes

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou nesta terça-feira (5), durante o Fórum Estadão sobre infraestrutura, que existe dentro do governo paulista uma discussão para unir em as áreas de obras do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e (CPTM) e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

— Isso criaria uma sinergia muito grande, os contratos seriam agilizados, as licitações poderiam ser feitas em pacote, as licenças ambientais poderiam ser pensadas em grupo

Segundo o secretário, essa união concentraria as áreas de projeto, licitação e contratação, enquanto Metrô, CPTM e EMTU continuariam como operadoras dos serviços.

Fernandes explicou, porém, que essa ainda é uma ideia embrionária e que sua execução não é tão simples, já que a legislação não permite muita flexibilidade.

— Promover uma junção como essa não é brincadeira. São diversos tipos de organizações, como instituição, fundação, empresa, e a legislação é tacanha, esclerosada.