Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de agosto de 2014

Passageiros elogiam monotrilho, mas criticam trepidação

Abertura do trecho era previsto para 2012, mas foi inaugurado só neste sábado

Com tempo de espera longo e horário de funcionamento reduzido, o Metrô inaugurou neste sábado (30), o primeiro trecho do monotrilho, entre as Estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata, na zona leste da capital. Passageiros elogiaram a estrutura, que ainda está em fase experimental de operação, mas criticaram o atraso nas obras e a trepidação do trem no trajeto.

A abertura do trecho, que começou a ser construído há quatro anos, era prevista para 2012. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a demora se deve, principalmente, a dificuldades em ajustar o projeto a exigências ambientais.

— Também obedecemos a todos os protocolos de segurança.

Nestes dois primeiros meses, de testes, o monotrilho funcionará gratuitamente, só aos sábados e domingos, entre 10h e 15h. A velocidade será de aproximadamente 50 km/h, 25% menor que a velocidade máxima prevista para a linha, de 80 km/h. O tempo de espera para cada viagem será alto, entre 16 e 18 minutos, bem acima do intervalo de dois minutos esperado na operação normal.