Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

7 de agosto de 2014

Passageiros usam tomada secreta para carregar celular nos trens da CPTM

Ficar sem bateria no meio do caminho não é mais problema para os passageiros da linha 8-diamante da CPTM, que liga Itapevi, na Grande São Paulo, a estação Júlio Prestes, no centro da capital.

Eles encontraram tomadas ao lado dos bancos, cobertas por uma capa branca, e passaram a usá-las para carregar seus celulares durante a viagem.

As tomadas ficam nas composições da série 8000, que foram compradas a partir de 2011 e tem os vagões interligados por dentro. Nesses modelos de trem, a reportagem encontrou uma tomada em cada carro de passageiros, com voltagem de 220v. Elas ficam entre os bancos, junto à parede.

"Aproveito o tempo no trem para conversar com a minha filha pelo celular. As tomadas me salvam, pois não tenho dinheiro para comprar um aparelho com bateria que dure mais", conta Matlide Santos, 66, diarista que mora em Itapevi.

Tomadas nos trens da CPTM

Vagões novos da linha 8-diamante (Itapevi-Júlio Prestes) têm tomada entre os bancos
"Se minha bateria acaba, fico tranquila porque posso carregar no trem", comenta a vendedora Andressa Cardoso, 25. " Um dia estava atrasada e pensei em usar a tomada do trem para arrumar meu cabelo, mas como tem câmeras, fiquei com medo de ser advertida", revela.

O estudante Lucas Miranda, 24, soube da novidade ao ver uma garota usando. "Passo uma hora seguida no trem e sofri diversas vezes com falta de bateria no celular. Já aconteceu de estar em pé e pedir para a pessoa que estava sentada ligar o carregador pra mim."

Segundo a CPTM, todos os trens possuem tomadas para equipamentos de limpeza e manutenção. "Elas servem para ligar aspiradores de pó e parafusadeiras, por exemplo", informou a assessoria de imprensa da companhia. Ficam ocultas porque não se destinam ao público em geral. Entretanto, não há punição para quem utilizá-las.

Folha de São Paulo
RAFAEL BALAGO
DE SÃO PAULO
NARAYHANA PEREIRA
DO BLOG MURAL