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7 de agosto de 2014

EMTU confirma terminal rodoviário para Ferraz

Empreendimento terá 10,6 mil metros quadrados e será construído ao lado da nova estação

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) garantiu a construção de um terminal rodoviário na região central de Ferraz de Vasconcelos. O projeto fará parte das obras do Corredor Metropolitano Bus Rapid Transit (BRT) - Perimetral Alto Tietê, que vai ligar a cidade até Arujá, passando ainda por Poá e Itaquaquecetuba. A decisão foi comunicada pelo presidente da estatal, Joaquim Lopes, ao prefeito Acir Filló (PSDB), durante reunião realizada na sede da empresa, na capital paulista, na manhã de ontem.

O encontro contou, também, com a participação dos secretários municipais Silas Faria de Souza (Planejamento), Maria Aparecida Izidro Lameirinha (Habitação) e Miguel Leite (adjunto de Comunicação Social), além de engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Ferraz, da EMTU e da Construtora Vetec Engenharia, responsável pela elaboração do projeto funcional do empreendimento viário.

O Corredor Metropolitano terá 20,9 quilômetros de extensão e, de acordo com os estudos iniciais, o percurso dentro do município contará com dois viadutos, bem como três estações de embarque e de desembarque. "Esta obra vai mudar toda a estrutura de Ferraz e também a história de nossa cidade. Acredito que o empreendimento terá um valor muito maior para o município, mais até que o Rodoanel, que passa pela região. Portanto, será um equipamento público de mobilidade urbana extraordinário para nossa população", avaliou o prefeito.

No projeto funcional apresentado pela EMTU, o terminal rodoviário terá 10,6 mil metros quadrados e será construído numa área localizada praticamente ao lado da nova estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De acordo com a arquiteta Cristiane Diaz, do Departamento de Projetos e Obras da EMTU, até o mês de dezembro deste ano o projeto básico da via estará concluído: "Após esta etapa, faremos uma audiência pública para a apresentação à população de Ferraz do empreendimento. Temos a meta de concluir até o fim de 2014 o projeto contendo todo o percurso ferrazense, com direito às adaptações que serão incluídas e as obras de arte (alças e viadutos)".

Corredor

O traçado do Corredor Metropolitano está sendo elaborado  pelo Consórcio Projeto BRT Arujá, formado pelas empresas Vetec e Walm, vencedoras da concorrência pública, sob a supervisão e a coordenação da EMTU e da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

A estimativa é que o empreendimento viário atenda, diariamente, 47 mil passageiros, que serão transportados  por 67 ônibus, sendo 55 articulados e 12 do tipo Padron.

DAT

Página: Oficial Diário da CPTM

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