Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de janeiro de 2013

SMS-Denúncia CPTM registrou mais de 21 mil mensagens em 2012


A maior parte das reclamações feitas por usuários dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em 2012 foram devido às pessoas que ouvem músicas com volume muito alto em seus celulares.

Segundo balanço da companhia, esse tipo de reclamação corresponde a 21,6% das mais de 21 mil reclamações feitas pelo serviço SMS-Denúncia no ano passado.

Outras duas práticas que geraram grande número de reclamações são a venda de produtos por ambulantes (15,1%) e comportamento inadequado --sentar no chão do trem, por os pés nos bancos, não dar preferência a mulheres e idosos, entre outros-- (14,9%).

Apesar de ainda ser o maior motivo de reclamações, a poluição sonora teve uma queda de 5,5% no total de denúncias em relação ao ano anterior, enquanto o comportamento inadequado teve queda de 2%. Já as reclamações de vendedores ambulantes, teve um aumento de 2,2% em comparação ao ano de 2011.

Usuários usam de torpedos para reclamar de irregularidade ou problema; poluição sonora lidera reclamações
Para denunciar infrações ou fazer reclamações nos trens e estações da CPTM, o usuário deve enviar uma mensagem para o número 0/xx/11/9-7150-4949, não é necessário nenhum tipo de identificação. A companhia também disponibiliza o telefone 0800/055/0121, do Serviço de Atendimento ao Usuário, 24 horas por dia.

A CPTM recomenda que o denunciante coloque na mensagem o maior número de informações possível, como o tipo de infração, as características do autor, a linha onde está viajando, o número do carro, o sentido da composição e a próxima estação.

http://www.jornalfloripa.com.br