Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
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13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
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8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
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1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Metrô SP atrasa entrega de sistema antilotação

Dia 9 deveria ter entrado em funcionamento sistema que reduz intervalo entre os trens; previsão é que os testes sejam concluídos ainda neste trimestre

O Metrô de São Paulo atrasou a entrega de um novo sistema de controle de trens que promete reduzir em até 20% o intervalo das composições e é tido como a principal solução para o problema da superlotação da rede. O prazo anunciado em outubro para a entrega era de noventa dias, que venceu em 9 de janeiro. Agora, a previsão é que os testes sejam concluídos no primeiro trimestre deste ano, sem aumento no custo de 750 milhões de reais do projeto.

Chamado CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), o novo sistema permite que a distância entre os trens seja reduzida sem comprometer a segurança. A distância mínima, hoje de 200 metros, cairá para 70 metros. Assim, caberão mais oito trens na Linha 2-Verde, o que aumentará a oferta de assentos e reduzirá a lotação. Cada trem carrega até 2.000 pessoas por viagem.

Segundo a empresa, o prazo não foi cumprido porque "os testes são realizados somente aos domingos devido ao menor número de usuários que utilizam os trens". Durante o período de testes, o caminho entre as estações Brigadeiro e Vila Madalena fica interditado até 10h da manhã. Como alternativa, os usuários são atendidos gratuitamente por ônibus que cobrem o percurso do trecho interrompido entre as estações Paraíso e Vila Madalena.


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