Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de janeiro de 2013

Estação Mogi e Estudantes serão concluídas até 2014

As novas estações de Mogi das Cruzes e Estudantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem ser entregues até dezembro de 2014. Essa é a previsão dada pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos. Ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) se reuniu com o secretário estadual Jurandir Fernandes e o presidente da CPTM, Mário Bandeira, para tratar das obras que vão requalificar o centro da cidade.

Segundo Bandeira, as duas novas estações já estão na fase de contratação de projeto e, em março, a CPTM já estará com o projeto para dar início à fase de pré-qualificação das empresas a serem contratadas, isso porque a previsão é que seja formado um consórcio entre as participantes. Passada a fase preliminar, prevista para seis meses, a estimativa é que as obras comecem ainda neste ano.

"Não posso precisar o mês exato porque depende da licitação, tanto para a obra de Mogi, quanto de Estudantes. No caso de Jundiapeba e Brás Cubas, estamos iniciando o processo, ainda vamos contratar o projeto, mas só a partir do ano que vem estaríamos iniciando a obra dessas duas estações", explicou Bandeira.

Os investimentos em cada uma das estações não foram definidos, mas o presidente da CPTM calcula que pelo porte das obras de Mogi e Estudantes, o custo deve ficar em torno de R$ 50 milhões cada. Já a de Jundiapeba e Brás Cubas, será de R$ 30 milhões cada.

Expresso Leste
Com as novas estações prontas, a expectativa é que o trem do tipo Expresso Leste chegue até Mogi. Entretanto, o presidente da CPTM não descarta a vinda até antes mesmo da conclusão das obras. 
"Quem determina é sempre a demanda", diz. Somado ao projeto mogiano de revitalização do centro, que deverá por fim as cancelas na praça Sacadura Cabral e a que fica próxima ao Terminal Central, isso pode facilitar o processo. 
O certo, até o momento, é que o Expresso virá até Suzano a partir de 2014, com a nova estação, que também abrigará a chegada da Linha 12-Safira, com parada final no município.

DAT


Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM