Uma jovem de 18 anos caiu no vão entre a plataforma e o trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na estação da Luz, na tarde da última quinta-feira, em São Paulo. Apesar do acidente, ela não chegou a cair nos trilhos e ficou pendurada pelo braço, recebendo a ajuda de outros usuários do trem.
Mesmo com um corte na perna, a jovem decidiu embarcar no trem até a estação Brás, onde desceu e foi socorrida pelos funcionários da companhia. Ela foi orientada a ir ao Pronto Socorro da Mooca, mas afirmou que não era necessário e que iria para casa.
Porém, mais tarde, a jovem desceu na estação Guaianases e voltou a procurar os funcionários da CPTM, que a levaram para o Pronto Socorro de Cidade Tiradentes, região onde ela reside.
Procurada pelo Terra, a CPTM explicou o motivo de o vão entre trem e plataforma ser extenso, causando diversos acidentes.
“A CPTM esclarece que a questão da distância entre os trens e a plataforma é decorrente do compartilhamento das vias com os trens de carga, já que estes são mais largos que os trens de passageiros. Há o projeto do Governo Federal para implantação do ferroanel, que consiste na construção de vias exclusivas para os trens de carga”, afirmou.
Porém, segundo a companhia, outras atitudes devem ser tomadas para evitar os acidentes. “Para reduzir esse vão, a frota da Companhia está equipada com estribos (extensores de piso) na região das portas. Os usuários também são alertados por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e estações, sobre os cuidados durante o embarque e desembarque”
Terra