Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de janeiro de 2013

Metrô obtém licenças ambientais das obras dos monotrilhos das linhas 15-Prata e 17-Ouro

Maquete em tamanho real do Monotrilho Linha 15-Prata
O Metrô de São Paulo obteve da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) três licenças ambientais de instalação de trechos das obras de implantação das linhas 15-Prata (Ipiranga - Hospital Cidade Tiradentes) e 17-Ouro (Jabaquara-Congonhas-São Paulo Morumbi), ambas em sistema monotrilho.

 No caso da Linha 17-Ouro, a permissão abrange um trecho de 2,6 km de via elevada na Av. Roberto Marinho, entre a Estação Brooklin Paulista (exclusive) e a Estação Chucri Zaidan (exclusive), sem estações intermediárias; 2.059m de via elevada na Avenida Jornalista Roberto Marinho entre as estações Brooklin Paulista (exclusive) até Vila Paulista (exclusive) e de Chucri Zaidan (exclusive) até a Avenida Nações Unidas; 2.870m de via elevada na Avenida Washington Luís, entre o cruzamento com a Av. Jornalista Roberto Marinho até a estação Congonhas (1.180m), e na Av. Nações Unidas, até a estação Morumbi (1.690m).

 Já as três licenças para a Linha 15-Prata referem-se aos seguintes locais: 4,5 km de estrutura elevada no canteiro central da Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a estação Oratório e o cruzamento com a Rua Manuel Arruda castanho; 6 km de estrutura elevada, junto a canteiros centrais da Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello com a Rua Arruda Castanho, seguindo pela Av. Sapopemba e final após a Praça Felisberto Fernandes da Silva, no cruzamento da Av. Ragueb Chohfi com a Rua Ursa Menor; 660m de vias elevadas para circulação de trens no canteiro central da Av. Sapopemba, nas proximidades das futuras Estações Jardim Planalto, Sapopemba e Fazenda da Juta.

 Transporte para zona sul

Quando concluída, a Linha 17- Ouro terá 17,9 km de vias elevadas, 18 estações, um pátio de manutenção e uma frota de 24 trens. O primeiro trecho, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi (CPTM), terá 7,7 km de extensão e em 2014 possibilitará a conexão entre o aeroporto e a rede metroferroviária. Nesse trecho, as obras se desenvolvem no canteiro central da Av. Jornalista Roberto Marinho, com a construção estacas, blocos de fundação e pilares de concreto, que sustentarão as vias do monotrilho. Somente nessa primeira etapa a previsão é transportar 97,8 mil passageiros por dia, em média.

Metro SP


Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM