Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

8 de julho de 2014

Transportes têm esquema especial em SP em dia de jogo do Brasil

A partir das 14h, Metrô irá operar com frota máxima em suas linhas.
Rodízio para placas finais 3 e 4 será estendido, das 7h às 20h, nesta terça.

O Metrô de São Paulo adotará esquema especial para facilitar a volta para casa dos usuários que vão sair mais cedo do trabalho para assistir ao jogo da seleção brasileira nesta terça-feira (8). A partir das 14h, o sistema metroviário irá operar com frota máxima nas linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze).

A concessionária ViaQuatro, que opera a Linha  4-Amarela, informa que a oferta de trens será dimensionada de acordo com a demanda. O número de trens em circulação irá aumentar gradualmente para atender a antecipação de pico a partir das 11h desta terça-feira. Os usuários poderão obter mais informações sobre o funcionamento das linhas na Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800 770-7722, das 5h30 às 23h30.

Terminais de ônibus

A SPTrans divulgou os horários de funcionamento dos postos de venda e atendimento para estas terça e quarta-feira.

Confira:

Terça-feira
Postos de venda e atendimento em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes: funcionamento normal;
Postos e lojas de venda e atendimento: aberto até as 14h;
Posto de atendimento da Rua XV de Novembro: aberto até as 12h;
Postos de atendimento a idosos e deficientes: aberto até as 12h (inclusive Central Boa Vista e Terminais Santo Amaro e Pirituba).

Quarta-feira

Postos de venda e atendimento em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes: funcionamento normal;
Postos e lojas de venda e atendimento: fechados;
Posto de atendimento da Rua XV de Novembro: fechados;
Postos de atendimento a idosos e deficientes: fechados (inclusive Central Boa Vista e Terminais Santo Amaro e Pirituba).
Ações coordenadas

Operações especiais durante toda esta terça-feira, quando o Brasil enfrenta a Alemanha pelas semifinais da Copa do Mundo, e nesta quarta-feira (9), feriado estadual e dia do jogo da Argentina contra a Holanda, na Arena Corinthians, em Itaquera, serão implementadas na cidade de São Paulo pela Prefeitura, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans, Metrô etc.
O objetivo destas ações será o de amenizar os impactos no trânsito provocados pela saída concentrada de trabalhadores antes do jogo da seleção brasileira, às 17h, em Belo Horizonte (MG), e pela chegada de milhares de torcedores para a partida Argentina x Holanda, na quarta, também 17h.

Por causa das festas de rua, como as Fan Fests, e de locais com grande concentração de torcedores, haverá bloqueios em vias da região do Vale do Anhangabaú e da Vila Madalena, na Zona Oeste da capital, a partir do meio-dia.

Os motoristas da capital, no entanto, precisam ficar atentos com o horário do rodízio estendido, das 7h às 20h, nesta terça-feira, para veículos com placas finais 3 e 4. A Prefeitura reitera a recomendação de saída escalonada dos trabalhadores no início da tarde. As medidas visam evitar os picos de congestionamento verificados nos jogos anteriores do Brasil.
No serviço público municipal, haverá suspensão do expediente a partir das 12h, com compensação. Já o expediente nas agências bancárias será das 8h30 às 12h30, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).  As faixas exclusivas de ônibus à direita que operam somente nos horários de pico terão o funcionamento estendido o dia todo.

Fan Fest terça e quarta

A Fan Fest será aberta ao público às 11h na terça e quarta, com controle de entrada e orientação aos usuários. A Prefeitura realizará uma operação de macro bloqueio na região nos dois dias, das 12h às 21h nas ruas Coronel Xavier de Toledo, junto à Avenida São Luís, e Sete de Abril; Ladeira da Esplanada e Viaduto do Chá. A Rua Líbero Badaró será bloqueada entre as 13h e 21h.
Para o jogo do Brasil, a cidade também terá três pontos de exibições públicas do jogo do Brasil: Parque Jacuí, na região de São Miguel, na Zona Leste; na Praça do Samba, em Perus; e na Praça João Tadeu Priolli, em Campo Limpo, na Zona Sul.

Vila Madalena

Junto com a Policia Militar, a Prefeitura realizará uma série de ações na região, que inclui bloqueios viários, proibição de estacionamentos em horário integral, controle de acessos e ações de fiscalização para coibir o comércio irregular de ambulantes, principalmente na venda de bebidas alcoólicas e alimentos.

Os bloqueios das vias, com início às 12h, são os seguintes:

- Rua Wisard x Rua Girassol
- Rua Girassol x Rua Aspicuelta
- Rua Aspicuelta x Rua Simão Alvares
- Rua Simão Alvares x Rua Ministro Costa e Silva
- Rua Mourato Coelho x Rua Inácio Pereira da Rocha
- Rua Inácio Pereira da Rocha x Fidalga
- Rua Morás x Rua Wisard
- Rua Fradique Coutinho x Rua Purpurina
- Rua Fidalga x Rua Purpurina
- Rua Mourato Coelho x Rua Cardeal Arcoverde (bloqueio móvel)

Confira o que abre e o que fecha nesta terça-feira:

Abastecimento

Os mercados municipais abrirão nos seguintes horários: Kinjo, das 3 às 15h; Paulistano, 6 às 15h; Teotônio Vilela e Central Leste, das 7 às 16h; Pirituba, das 7 às 16h30 e após o jogo; Sapopemba, Santo Amaro, São Miguel e Pinheiros das 8h às 15h; Tucuruvi, Vila Formosa, Ipiranga e Penha, das 8 às 16h; Guaianases, das 8h30 às 15h e Lapa das 8h às 14h. As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.
Assistência Social

Vão funcionar os serviços de emergência e acolhida, que atendem 24 horas ininterruptamente: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Serviços de Abordagem, Centros de Acolhida (antigos Albergues) e Central de Atendimento Permanente e de Emergência - 156.
Não abrirão os demais serviços, que voltarão a atender na quinta-feira (10): Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social, Supervisão de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Cultura

Fecharão às 12h: Arquivo Histórico Municipal, bibliotecas de bairro e circulante, Bibliotecas Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa, Centro Cultural de São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Centro Cultural da Penha, Galeria Olido.

Fecharão às 17h: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem, Casa do Grito, Chácara Lane, OCA, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos.
Estarão fechados: Bosques de Leitura, Casa do Bandeirante, Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Centro de Memória do Circo, Praça das Artes, Escola Municipal do Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Monumento à Independência, Hemeroteca, Ponto de Leitura do Piqueri e todos os teatros.

Educação

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) vão funcionar até as 14h, para atividades de lazer e de recreação e serão reabertos após o jogo.
Esportes

Os Centros Esportivos e Clube Escolas funcionarão até as 12h.
Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e a UPA do Campo Limpo funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive em feriados, das 7h às 19h, assim como as AMAs que funcionam 24 horas.

As AMAs Especialidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS), UBS Integrais, os Ambulatórios de Especialidades (AE) e unidades da Rede Hora Certa funcionarão até as 12h.

Subprefeituras

As unidades funcionarão até as 12h.

Trabalho

As unidades fixas do CAT terão expediente das 8h às 12h.
Verde e Meio Ambiente

Os parques municipais funcionarão nos horários habituais.
Poupatempo

Nesta terça-feira, o expediente das unidades do Poupatempo, bem como as do tele atendimento, se encerrarão às 12h30, devido ao jogo do Brasil E na quarta-feira, não haverá atendimento por conta do feriado em celebração à Revolução Constitucionalista.

Comércio popular do Brás

Segundo a Associação de Lojistas do Brás, as lojas devem abrir normalmente por volta das 8h. O fechamento da maioria delas ocorrer por volta das 13h. Todo o comércio do bairro deverá estar de portas fechadas duas horas antes do início do jogo da seleção brasileira, prevista para as 17h.

Argentina x Holanda

Por ser feriado estadual na quarta-feira, não haverá rodízio municipal de veículos, mas apenas alteração no horário de vigência das faixas exclusivas de ônibus, que funcionarão das 6h às 20h segundo a Prefeitura.
Os espaços no Sambódromo, no Anhembi, e no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da capital, já estão prontos para a volta dos turistas e apoiadores argentinos.  A Prefeitura finaliza ainda detalhes para oferecer à torcida holandesa um ponto de concentração nas proximidades do Parque da Luz.

A circulação de veículos nas proximidades da Arena Corinthians também é restrita, com fechamento de vias importantes, como a Radial Leste, na região de Artur Alvim. Se o torcedor tiver ingresso para o jogo, a orientação é se programar com antecedência e usar o transporte público para ir ao estádio e desembarcar na estação de acordo com o tipo de entrada adquirida.

Os torcedores que têm ingresso para a entrada Oeste do estádio deverão desembarcar na estação Artur Alvim da Linha 3-Vermelha do Metrô. Já os torcedores que tiverem ingressos para a entrada Leste, deverão descer na estação Corinthians-Itaquera. Além disso, há a opção do Expresso da Copa, da Linha 11-Coral da CPTM, com trens que saem da Estação Luz direto até Corinthians-Itaquera.


G1