Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Veja como conseguir reembolso em caso de falha no Metrô e na CPTM

Passageiro precisa procurar o supervisor da estação.
Ouvidoria também pode ser acionada.

O passageiro que enfrenta uma paralisação temporária na circulação no Metrô ou na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pode pedir reembolso, como mostrou o Bom Dia São Paulo. Caso o supervisor da estação não estabeleça o reembolso imediato, é preciso procurar a ouvidoria.

Em nota, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, disse que o reembolso depende de dois fatores. Um deles é a "gravidade da ocorrência", ou seja, o tamanho do problema na linha. O outro é a previsão para restabelecimento da operação, isto é, quanto tempo vai demorar para consertar.

Oficialmente, eles indicam que o passageiro procure o supervisor da estação antes de sair da catraca para saber se terá direito ou não, mas o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) discorda dessas condições.

“Não só quando há interrupção de serviço na linha, mas também quando você não tem condições de embarcar, está muito cheio o Metrô e você não vai para o seu destino. Então, o serviço não foi prestado de forma adequada e você pode pedir o reembolso”, afirmou a advogada do Idec, Claudia Almeida.

Na prática, enquanto aguarda, o passageiro deverá anotar as informações como o horário em que chegou à estação, o número do trem que apresentou problemas e quanto tempo esperou para conseguir embarcar. Antes de passar pela catraca, o passageiro deve conversar com o supervisor na estação para saber se conseguirá o reembolso. Caso não consiga, ele pode procurar a ouvidoria do Metrô ou da CPTM.

O site do Metrô também disponibiliza uma declaração que explica o motivo de o tempo do percurso ter se estendido para além do habitual. Para fazer a consulta, basta clicar no item “Sua viagem” e, depois, em “Declaração de Ocorrência”.

O passageiro pode imprimir a consulta usando o site ou retirar pessoalmente a declaração no Posto de Atendimento na estação Sé do Metrô ou Barra Funda da CPTM.

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