ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de julho de 2015

CPTM não confirma Expresso Leste após inaugurar Suzano

Companhia diz que fará um estudo; por outro lado, Marco Bertaiolli garante mais viagens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não confirmou a continuidade do serviço do Expresso Leste para Mogi das Cruzes depois que a estação de Suzano for entregue, no fim do ano. De acordo com o órgão, apenas após um estudo da demanda entre as estações de Jundiapeba e Estudantes ser realizado é que a CPTM vai decidir se o Expresso Leste continuará atendendo o município. Já o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) garantiu a continuidade do serviço e informou que ele sofrerá ampliação.

Atualmente, são realizadas 24 viagens diretas do Expresso Leste entre as estações da Luz e Estudantes. Com esse serviço não é preciso fazer a baldeação em Guaianases. De acordo com a CPTM, "após a conclusão das obras de implantação do pátio de manobras e dos sistemas de sinalização, telecomunicações, via permanente e energia, o serviço Expresso Leste terá a nova estação Suzano como terminal, sem a necessidade de baldeação em Guaianases".

Questionada sobre a continuidade do atendimento de Mogi depois da inauguração da estação de Suzano, a companhia informou que "a estratégia operacional para a circulação de trens na Linha 11-Coral, após a chegada do serviço Expresso Leste até Suzano, só poderá ser definida depois de avaliação da demanda de usuários no embarque e desembarque entre as estações Jundiapeba e Estudantes".

Bertaiolli afirmou que o Expresso Leste continuará atender a população depois que a estação de Suzano for inaugurada. "Serão ampliados os horários. O que estamos aguardando muito é o anúncio por parte da CPTM de quando começam as reformas, modernizações e ampliações das estações de Mogi, já que elas foram prometidas hás quatro anos e não começaram. Esperamos que elas sejam iniciadas rapidamente", destacou.

Os mogianos solicitam a continuidade do Expresso Leste e pedem a ampliação dos horários. O advogado Francisco de Oliveira, de 62 anos, afirmou que o serviço facilita o acesso a São Paulo. "Todos os trens deveriam ser expressos. Vejo composições novas e paradas nas estações. Não é todo o horário que vai direto para São Paulo. Peguei poucas vezes, pois é questão de sorte", informou.

O aposentado José Gomes de Souza, 64, ressaltou que o aumento nos horários do Expresso Leste ajudaria toda população. "Não será mais preciso fazer a baldeação em Guaianases", disse.

Portal News