ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de julho de 2015

Operação da Linha 5-Lilás do Metrô será concedida à iniciativa privada

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou que o governo fará o chamamento para o leilão de concessão da operação da linha 5-Lilás do Metrô. A linha tem um trecho operado hoje pelo metrô, que conecta a região do Capão Redondo a Santo Amaro na zona sul da capital paulista.

Há um trecho em construção, segundo o governador, "rigorosamente no prazo", que ligará a linha Lilás à malha nas estações Santa Cruz, da Linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 3-Verde. A Linha 5, hoje, é a única na Capital que não tem ligação com as demais linhas do Metrô. A entrega do trecho de ligação tem previsão de ser concluída até 2018.

"Estamos abrindo o edital de concessão e a empresa que ganhar vai operar toda a Linha 5, inclusive a parte já concluída e em operação. Toda a Linha 5 será privada", afirmou o governador, dizendo-se "otimista" com o efeito da medida sobre emprego e melhoria na logística.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse a jornalistas que uma das possibilidades seria exigir como contrapartida da iniciativa privada a construção de uma extensão da linha na outra ponta, em direção à zona sul, do Capão Redondo até o Jardim Ângela, mas que isso ainda não está definido - nem sequer existe projeto para esse possível trecho.

O governador preferiu não falar em detalhes e disse que as possibilidades estão em aberto. "Vamos verificar qual a melhor modelagem disso. Nós podemos fazer a concessão por mais investimento, em que ganha quem oferecer mais investimento, ou onerosa, em que ganha quem paga mais para o governo."

Alckmin anunciou a concessão como a primeira que será leiloada através de uma plataforma digital lançada nesta terça, 21, pelo governo estadual, por meio de um memorando de entendimento assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo da plataforma, segundo o governo, é dar transparência e agilidade para a realização de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPP's). Apesar de ter anunciado o edital para conceder a operação da linha 5, Alckmin não falou em datas ou de um prazo para se definir o modelo do edital.

Questionado, o governador disse que a cessão para iniciativa privada das linhas de monotrilho em construção - linhas 17-Ouro e 15-Prata - também está em estudo pelo governo.

 

Estadão