Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de julho de 2015

Lugar de chiclete é no lixo!

Uma trupe circense vai percorrer as estações da Linha 4-Amarela de metrô nesta quarta-feira, 1 de julho, das 9h às 13h, com divertidas e lúdicas performances. A interação com os passageiros marca o lançamento de campanha para alertar sobre o descarte incorreto de chiclete nas estações e trens. Além dessa interação, a campanha é composta também por vídeos exibidos nos monitores de TV, cartazes e banners com a mensagem Depois de mascar, jogue seu chiclete no lixo! Adesivos em formato de setas vão indicar as lixeiras para o descarte do resíduo.

Nas estações e trens da Linha por onde circulam diariamente mais de 700 mil pessoas, a equipe de Higiene e Conservação da ViaQuatro remove diariamente quantidade expressiva de gomas de mascar do piso das plataformas, das escadas e esteiras rolantes, dos trens e até dos corrimãos. Essa é uma das grandes preocupações do pessoal de limpeza da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela.

“A limpeza manual dessas gomas é extremamente difícil e consome dezenas de horas de nossa equipe mensalmente. Dos problemas de limpeza que poderiam ser evitados, os chicletes são o principal”, afirma José Luiz Bastos, responsável pela área de Atendimento da ViaQuatro. Além do aspecto de sujeira que causa ao ambiente, a goma de mascar também pode danificar equipamentos a longo prazo e reduzir sua vida útil.
A ViaQuatro  adquiriu, inclusive, uma máquina a vapor para remover chicletes, mas que só pode ser usada quando não há fluxo de usuários. Recentemente, toda a calçada do entorno da Estação Butantã foi limpa durante a madrugada. Três dias depois, no entanto, voltou ao mesmo estado. Na maior parte do tempo, a limpeza é feita de forma manual. Os agentes usam um produto que ajuda a amolecer o chiclete e o retiram com uma espátula.

Link vídeo

Curiosidades

São necessários, em média, 40 minutos para remover resíduo de chiclete das escadas rolantes das estações. A Linha 4-Amarela possui 100 escadas rolantes nas suas sete estações.
Goma de mascar é considerada lixo orgânico, mas leva de 5 a 7 anos para se decompor na natureza, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem).

Serviço  - programação da Trupe Circense

09h00 às 09h30      Estação Faria Lima
09h30 às 10h20      Estação Paulista
10h20 às 11h00      Estação Pinheiros
11h00 às 11h40      Estação Butantã
11h40 às 12h20      Estação República
12h20 às 13h00      Estação Luz