SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Motoristas pressionam ex-perueiros e ameaçam greve em SP

Desentendimentos têm como pano de fundo mudanças promovidas pela Prefeitura nos contratos do sistema de transporte na cidade

Uma reunião entre o Sindicato dos Motoristas de Ônibus (Sindimotoristas) de São Paulo e empresas formadas por ex-cooperativas da cidade terminou na segunda-feira, 13, sem acordo e deu início a um conflito que pode terminar em greve até o fim da semana.

Os desentendimentos têm como pano de fundo mudanças promovidas pela Prefeitura nos contratos do sistema de transporte da cidade e detalhes do novo edital de concessão do sistema, estimado em R$ 70 bilhões.

Os atuais contratos da Prefeitura com as permissionárias vencem nesta quarta-feira, 15, e devem ser renovados. Eles foram assinados de forma emergencial, em janeiro. O processo é alvo de investigação no Ministério Público Estadual: as empresas que assinaram esses contratos foram formadas pelas cooperativas de ônibus que já atuavam na cidade. Os antigos cooperados são, agora, funcionários dessas empresas. O MPE questiona a falta de licitação pública nos contratos.

Segundo o presidente do sindicato dos motoristas, Valdevan Noventa, "essas empresas (antigas cooperativas) têm de respeitar nossos acordos coletivos, o que não está fazendo". Os benefícios incluem respeito ao piso salarial e adicional de insalubridade, além de pagamento das contribuições sindicais e previdenciárias.

No começo da tarde de segunda, Noventa dava a greve como certa já para esta terça, embora as conversas com as empresas ainda estivessem em andamento. No fim da tarde, disse que manteria o diálogo. "O sindicato não fará nada organizado amanhã (terça). Mas, se não chegarmos a um acordo, devemos parar na sexta-feira", disse. 

As empresas, por sua vez, afirmam que não têm como cumprir os termos reivindicados pelos sindicalistas.

Um dos empresários do setor diz que, embora a Prefeitura tenha obrigado as cooperativas a se transformarem em empresas, para cumprir recomendações vindas de uma auditoria feita pela consultoria Ernst & Young no ano passado, os repasses que elas recebem da São Paulo Transporte (SPTrans) continuam sendo similares ao que recebiam como cooperativas.

"Eu virei empresa para me adequar ao que a Prefeitura pediu, mas agora temos todos os encargos trabalhistas e impostos de empresas. Não pagávamos isso, porque a carga tributária de cooperativas é menor do que de empresas. Ou seja: nossos custos mudaram, mas nossa receita, não", disse um empresário do setor.

Na média, as empresas tradicionais de ônibus da cidade recebem R$ 2,67 para cada passageiro transportado, segundo informações do site da SPTrans. Já as empresas de lotação ganham, também na média, R$ 1,79 a cada vez que a catraca gira - a eventual paralisação também serviria para que a Prefeitura fosse pressionada a reajustar esses valores. 

Prorrogação. Sem dar detalhes sobre eventuais mudanças nos termos dos contratos, o secretário municipal de Transpores, Jilmar Tatto, informou na semana passada que os acordos vigentes seriam prorrogados até o fim da licitação que será lançada para reformular o sistema. 

Eventuais reajustes aos antigos perueiros teriam, como efeito imediato, impacto nos valores do Tesouro municipal usados para dar subsídio ao sistema de transporte. O subsídio, neste ano, mantendo a diferença atual nos pagamentos, chegará em dezembro a R$ 1,9 bilhão, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Finanças.

Na segunda-feira, a Prefeitura manteve a informação de que os contratos seriam renovados, mas sem dar mais detalhes.

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