ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de julho de 2015

Bairro em Parelheiros, extremo sul de SP, recebe primeiras linhas de ônibus

Duas linhas começaram a operar nesta semana na Barragem. Moradores tinham que caminhar quilômetros por estrada de terra até ponto.

Os moradores do bairro da Barragem, em Parelheiros, no extremo Sul de São Paulo, vão poder contar ônibus a partir desta semana. Depois de anos de reivindicações, duas linhas da SPTrans vão ligar o bairro afastado ao Terminal Parelheiros, como mostrou o SPTV nesta quarta-feira (22).

A novas linhas começaram a operar na segunda-feira (20). A que parte da Chácara Bosque do Sol, funciona das 5h10 às 20h. Uma outra, partindo da Estrada da Jusa, opera em horários alternativos, no começo da manhã e no fim da tarde.

Os moradores aprovaram as mudanças, mas pedem ajustes. Eles querem que a linha da Chácara vá até mais tarde, e que a linha da Jusa tenha mais horários.

“A gente está lutando para que estenda o período do ônibus. Eu chego da faculdade meia-noite, 1h, então pra voltar pra casa, só andando ou pedindo carona, porque é um trajeto perigoso”, diz a estagiária Valdilaine Farias.

O SPTV vem acompanhado a dificuldade dos moradores. A reportagem esteve no local em maio e presenciou o esforço para pegar ônibus por lá. Antes, era necessário andar quilômetros por uma estrada de terra até chegar a um ponto.

SPTrans disse que as linhas estão em teste e ainda pode fazer modificações.

Transporte Escolar

Outra demanda dos moradores de Parelheiros também foi resolvida. A Secretaria Estadual de Educação voltou a oferecer o transporte escolar a alunos com mais de 13 anos. O serviço, como mostrado pelo SPTV, havia sido suspenso em junho, porque o governo entendia que os estudantes já tinham direito ao bilhete único de passe livre nos ônibus comuns. Os pais reclamaram e o transporte escolar foi retomado no dia 22 de junho.

G1