Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de julho de 2015

Cidades do interior de São Paulo ganham roteiros turísticos de trem

O interior de São Paulo ganhará duas novas opções de passeio turístico de trem.
O primeiro trecho autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem 5,5 quilômetros e percorre as estações Central e Luiz Carlos, no município de Guararema. De acordo com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) a previsão é que a locomotiva comece a transportar turistas a partir do segundo semestre de 2015.
Antiga linha que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo, no início do século 20, esse novo trecho se localiza próximo a centros emissores de turistas como as cidades de Mogi das Cruzes e São José dos Campos, além da própria capital paulista.
Para esse novo atrativo do interior de São Paulo, que também teve duas estações revitalizadas nos moldes das construções originais, foram reformados a Maria Fumaça 353, conhecida como “Velha Senhora”, e três vagões de passageiros que terão capacidade para transportar 130 turistas. SAIBA MAIS
São José do Rio Preto
Outra composição que voltou a circular com fins turísticos, em maio, é o Trem Caipira, um Veículo Leve sobre Trilhos, composto por um veículo com capacidade para 28 passageiros.
Durante um domingo por mês, o trajeto de 10 km liga a estação central de São José do Rio Preto e a estação Engenheiro Schmitt, distrito conhecido pela oferta de doces artesanais.

O trajeto entre os dois destinos dura 30 minutos e o trem permanece no distrito entre 11h e 13 h, e encerra a visita com retorno a Rio Preto, às 14 horas.
A cidade de São José do Rio Preto, localizada a 452 km da capital paulista, oferece diversas atrações aos turistas, entre elas, a Cidade da Criança, com mais de 230 brinquedos, e o Museu de Arte Naif. SAIBA MAIS