Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de abril de 2019

Governo Estadual planeja investir mais de 40 bilhões no transporte público



Relatório de planejamento obtido pelo Diário da CPTM, mostra um plano de melhorias em vários setores do transporte

O Governo do Estado buscará investir pouco mais de 43 bilhões de reais até 2022. A informação vem de um relatório do governo ao qual o Diário da CPTM teve acesso.

No relatório, investimentos em sistemas de sinalização e energia, acessibilidade nas estações, melhoria nos corredores de ônibus intermunicipais e ampliações de linhas de metrô e trem, além de privatizações, estão no planejamento.

No caso da CPTM a intenção é transformar a CPTM com padrão de metrô, reduzindo em horários de pico, o intervalo para em média 3 minutos e com isto, aumentar a oferta de lugares nas viagens. Também há a intenção de privatizar a Linha 8 e 9 ainda este ano, além de construir e colocar em operação o TIC (Trem Intercidades) saindo da estação Palmeiras-Barra Funda e chegando em Campinas. Também é prevista a aquisição de novos trens para substituir os trens mais antigos o que certamente contempla a Linha 10-Turquesa.

No Metrô, a gestão de João Dória, planeja concluir as obras já em andamento das linhas 4, 5, 15 e 17 e posteriormente expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos na região da Dutra.

Na EMTU é preparado um sistema de concessão para modernizar a frota de ônibus e melhorar os corredores, além de concluir as obras do corredor intermunicipal entre Itapevi e Osasco. No litoral já está em fase de início de obras, uma parte da expansão do VLT na região de Santos no entorno da Conselheiro Nébias até Vialongo, além de até 2023 levar o VLT a cidade de Praia Grande, no bairro Rio Branco.

Em nota a Secretaria de Transportes Metropolitanos diz desconhecer tal relatório. Confira a nota abaixo:

"A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades."

O Diário da CPTM vai ao longo da semana, realizar matérias mais detalhada sobre cada tema, para melhor compreensão e mostrar as novidades que devem chegar nos próximos anos.

Por Willian Moreira
Foto: Reprodução