ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de abril de 2019

Expresso Turístico Jundiaí da CPTM completa 10 anos de operação



Neste período, o serviço transportou 66 mil turistas em mais de 450 viagens. Para quem quiser aproveitar o feriado para fazer o passeio, ainda, há vagas para este sábado (20/4)

O Expresso Turístico Jundiaí completa dez anos de operação nesta quinta-feira (18/4). Criado em 2009, o serviço já transportou 66 mil turistas em 452 viagens com destino ao município, atendido pela Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí).  O passeio é uma ótima oportunidade para entender mais sobre a ferrovia e conhecer um pouco da cidade popularmente conhecida como a terra da uva. Para quem quiser aproveitar o feriado e fazer o passeio, ainda, há vagas para este sábado (20). A outra opção é realizar a viagem no dia 27.

O trem percorre um trajeto de 60 quilômetros entre a capital e Jundiaí. O charmoso passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva, da CPTM, e dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram restaurados pela CPTM sem perder o estilo. Esse trem, originalmente, pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara que foi construída e aberta em 1898.

Jundiaí conta com diversas atrações turísticas, como, por exemplo, o Museu da Companhia Paulista, que apresenta a história das ferrovias da região de Jundiaí. Lá também é possível fazer trilhas e caminhadas na Serra do Japi, que tem 354 km² de área e é uma das poucas regiões remanescentes da Mata Atlântica. Há também o chamado “circuito das frutas”, roteiro que proporciona uma imersão pelas fazendas da região produtoras de uva, caqui e morango entre outras frutas.

Atualmente a CPTM oferece três roteiros no serviço Expresso Turístico: Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba. A tarifa unitária é de R$ 50,00, exceto para os embarques na Estação Santo André, com destino a Paranapiacaba, que saem por R$ 44,00. No entanto, os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Santo André. Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos destinos escolhidos. Roteiros complementares, podem ser consultados nos sites dos municípios visitados.

O embarque para qualquer um dos três roteiros ocorre às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. No caso de Paranapiacaba, o trem faz uma pausa para embarque na Estação Santo André. Os percursos têm duração de aproximadamente 1h30.

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). Os interessados podem obter mais informações e conferir as datas para viagens no site: http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx

Com informações da CPTM
Foto: Rodrigo Lopes