Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de abril de 2019

Placa de sinalização no metrô causa polêmica



Divulgada em redes sociais a placa informa manutenção de piso tátil que é utilizado por deficientes visuais como guia de caminho seguro para se deslocar

Uma placa informando a manutenção de um piso tátil na estação Paraíso da Linha 1-Azul do Metrô, gerou comentários diversos uma publicação realizada no Instagram do perfil São Paulo da Depressão, na tarde desta quinta (11). Comentários como: "trágico" e "que absurdo ! Quanta falta de lógica..." eram encontrados na publicação.

O Diário da CPTM também recebeu a informação de um seguidor e foi ao local verificar. A placa esta no acesso da estação na Rua Eduardo Amaro e algumas pessoas que passavam, olhavam sem entender o porquê do aviso. Nossa equipe entrou em contato com o Metrô para saber sobre o procedimento e o porquê do aviso, que claramente é direcionado a pessoas que tem a visão e podem ler o comunicado, como acompanhantes de um deficiente visual.

As 19h quando nossa equipe foi ao local, o totem/placa ainda estava no local, porém em nota enviada as 20h, o Metrô informou que o "pirulito" que sinalizava a manutenção feita no local, foi removido por representar risco para algumas pessoas.

Confira a nota do Metrô sobre:

"Trata-se de manutenção no piso tátil com substituição de algumas lajotas que se encontravam danificadas. O serviço foi realizado pela equipe de zeladoria da manutenção do Metrô. O recado foi para as pessoas videntes entenderem a intervenção. A colocação dos suportes - carinhosamente chamados de pirulitos - também auxiliou a proteger o serviço em um primeiro momento. O obstáculo já foi removido."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM