ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de setembro de 2017

Metrô inaugura 3 novas estações nesta quarta-feira

Estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás, passam a funcionar de forma parcial.


Após atrasos, Metrô de SP promete inaugurar três novas estações nesta quarta


Após atrasos acumulados desde 2015, o Metrô de São Paulo promete inaugurar nesta quarta-feira (6) três novas estações da Linha 5-Lilás: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Elas ficam na Zona Sul da capital, entre os bairros de Santo Amaro e Brooklin, e deverão receber cerca de 60 mil pessoas por dia.

A linha 5-Lilás ligará o Capão Redondo às Estações Santa Cruz, da linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde. A linha foi prevista pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para 2015. Depois, o prazo mudou para 2016. Já em 2017, a promessa foi entregar três estações em julho.

As estações começarão a funcionar em horário parcial, fora dos picos, e com entrada gratuita para os passageiros.

Na quarta-feira (30), o presidente do Metrô, Paulo Menezes, afirmou ao Bom Dia SP que ainda eram analisados resultados de testes para a liberação da operação com passageiros. “Todos os protocolos de segurança foram cumpridos. Nós aguardamos a liberação dos fabricantes para poder utilizar os trens e os equipamentos de via com o usuário”.

Menezes disse ainda que, desde que assumiu a presidência do Metrô, em março de 2015, o prazo de conclusão dado pela empresa foi julho de 2017. “Considero 30 dias de atraso numa obra do porte de um metrô, perfeitamente possível”.

A companhia mantém para dezembro a previsão de entrega de outras seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Inaugurações

Com profundidade de 24 metros, o equivalente a um prédio de oito andares, a estação Alto da Boa Vista possui 14 escadas rolantes, 11 escadas fixas, três elevadores, plataforma central e sanitários acessíveis em seus 13.158 m² de área construída que serão utilizados por cerca de 10 mil passageiros diariamente. A estação tem mezaninos inferior e superior com aberturas que permitem ventilação e iluminação natural, desde a cobertura até as plataformas.

A estação Borba Gato tem 11.657 m² de área construída e 26 metros de profundida. Poderá ser acessada tanto por quem vem da avenida Santo Amaro como pela avenida Adolfo Pinheiro. Há ainda outros dois acessos secundários. A estimativa é que 20 mil usuários por dia circulem na estação.

Localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro, a estação Brooklin tem 28 metros de profundidade e 13.151 m² de área construída. Terá dois acessos, duas plataformas laterais, 24 escadas rolantes, cinco elevadores, sanitários e bicicletário. Estima-se que 30 mil pessoas devam usem essa estação todos os dias.

G1