Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Ônibus de SP terão limite de velocidade reduzido para 50 km/h

Limite atual dos ônibus municipais da SPTrans é de 60 km/h. Mortes de pedestres atropelados por ônibus aumentam 76% em SP.


A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes anunciou nesta segunda-feira (18) que irá reduzir a velocidade máxima dos ônibus de 60 km/h para 50 km/h na cidade de São Paulo. A nova regra é válida para todos os coletivos, inclusive os que circulam em corredores e faixas exclusivas.

A portaria que será publicada no Diário Oficial da Cidade nesta terça-feira (19) dá um prazo de 30 dias para as empresas que operam o sistema ajustem os limites de velocidade máxima.

Nas faixas reversíveis, implantadas nos horários de pico, a velocidade máxima dos coletivos será de 40 km/h.

"A limitação é mecânica. Tem um limitador no ônibus e se ele acelerar acima de 50 km/h, ele não consegue, o motor não será alimentado de combustível e portanto não conseguirá exceder os 50 km/h", disse o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Sérgio Avelleda.

Para aumentar a segurança dos motoristas e pedestres foi aumentando o tempo de travessia em todos os corredores de ônibus. O ciclo dos semáforos para favorecer o pedestre também foi modificado.


Dados exclusivos obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação, revelam que os atropelamentos fatais de pedestres por ônibus na cidade de São Paulo cresceram 76%, entre janeiro e julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016.

Nos sete primeiros meses deste ano, o número de pessoas que morreram atropeladas por ônibus municipais já supera o total de mortes registradas no ano passado inteiro.

De janeiro a julho de 2016 foram 17 vítimas. No mesmo período deste ano, esse número saltou para 30.

Em todo o ano passado, 28 pessoas morreram atropeladas por ônibus na cidade de são paulo, segundo dados da SPTrans, a empresa municipal de transporte.

A cidade de São Paulo tem mais de 14 mil ônibus que fazem as linhas municipais. Para o especialista em engenharia de transportes, Sergio Ejzenberg, um dos motivos que explicam o aumento do número de mortes é o constante problema com os semáforos nos últimos meses.

"A gente sabe que os semáforos entraram num processo de não fazer manutenção, começaram a ficar com lâmpada queimada... E o pedestre precisa da segurança do semáforo para atravessar. Se o semáforo não dá segurança. Ele não atravessa nem na faixa", afirma Sergio Ejzenberg.

O especialista também defende uma fiscalização mais intensa da velocidade dos ônibus. ”não estão multando com a mesma intensidade, entra o "liberou geral", a velocidade cresce, e aí mata mesmo".
Segundo Sérgio Avelleda, secretário municipal de Transportes, não há informações que relacionem as mortes com a questão dos semáforos quebrados e não funcionando na capital. "Nós estamos levantando as causas de cada um dos atropelamentos e eu não tenho nenhuma informação até agora de atropelamento causado por ônibus em local onde o semáforo estava desligado", disse.

Segundo ele, em 2016, os ônibus responderam por 27% dos atropelamentos. "De fato, a operação dos ônibus em São Paulo tem um nível de segurança inaceitável", disse. Houve melhoria da fiscalização em pontos na Zona Sul de São Paulo, onde há avenidas com grande número de acidentes, e, segundo o secretário, foi incrementado o número de pontos de parada.


G1 https://g1.globo.com/sao-paulo/semana-nacional-transito/noticia/onibus-de-sp-terao-limite-de-velocidade-reduzido-para-50-kmh.ghtml

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