12 de agosto de 2014

Conexão sem fio está em 67% dos metrôs da América Latina

Uma pesquisa realizada em conjunto com a organização não-governamental New Cities Foundation e a fornecedora sueca Ericsson mostra que a conectividade em sistemas de metrô está cada vez mais presente no mundo, com mais de 70% dos locais apresentando algum tipo de conexão, seja Wi-Fi ou via rede móvel.

O levantamento, divulgado nesta segunda, 11, foi realizado em 48 metrôs em 28 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile e México.

No total, os tipos de conectividade estão divididos da seguinte forma: 51% dos metrôs têm Wi-Fi, 6% têm 2G, 43% possuem 3G e 31% contam com 4G.

As regiões do Oriente Médio e Ásia/Pacífico lideram a conectividade nesses meios de transporte, mostrando 100% e 91% de sistemas conectados respectivamente.

Na Europa, 88% dos metrôs são completamente conectados, enquanto o percentual é de 67% para a América Latina e América do Norte. Na Eurásia (Rússia), essa proporção cai para 33%.

Uma diferença grande aparece quando o estudo exibe o tipo de conectividade móvel (nas estações e vagões) por localidade.

Fora a região da Rússia, a América Latina é a única que não possui atualmente cobertura total ou parcial de rede 4G, sendo toda ela dedicada à rede 3G.

É o exato oposto da América do Norte, que hoje oferece cobertura total LTE em seus sistemas.

As regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio possuem cobertura equilibrada entre as duas tecnologias, enquanto na Europa ainda há cerca de 15% com cobertura 2G.

Considerando apenas a conectividade nos vagões, a América Latina tem cobertura em 50% dos sistemas.

Dentre os metrôs que contam com essa cobertura, cerca de 30% possuem conectividade total e 20% parcial.

Na região, segundo o estudo, 100% da cobertura (total ou parcial) é realizada com a tecnologia 3G.

Note-se que na América do Norte (50%), Europa (10%) e Ásia-Pacífico (cerca de 15%) ainda há a presença de conexão 2G.

Cerca de 60% dos sistemas possuem cobertura total.

Dentre os 40% que oferecem cobertura parcial, o Brasil aparece em dois extremos: Rio de Janeiro aparece entre as cidades que possuem menos de 25% de estações conectadas (ao lado de Marselha, Atenas, Roterdã, Vancouver e Nova York), enquanto na categoria dos que possuem mais de 75% das estações com conectividade, São Paulo figura ao lado de Buenos Aires e Filadélfia.

O modelo de negócios é, na maioria (84%), de responsabilidade das companhias de telecomunicações.

A competição acontece na maioria dos casos, sendo que 21% dos metrôs possuem conexão com apenas uma operadora, outros 21% com duas, novamente 21% com três operadoras, e 34% com mais de três empresas prestadoras de serviço.

Futuro

Segundo o levantamento da New Cities Foundation e da Ericsson, 83% dos sistemas de transporte metroviário na América Latina têm previsão de expansão da conectividade.

Novamente, trata-se do mesmo percentual da América do Norte.

No entanto, em se tratando de instalação de infraestrutura de rede para linhas existentes, há 50% de incerteza na América Latina.

A região tem ainda mais incerteza em planejamento para novas linhas: 80% afirmaram não saber se haverá ou não conexão.

Fonte: Exame

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205