O Metrô de São Paulo avançou na ampliação da conectividade móvel dentro de sua rede e já oferece sinal 5G em 21 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A novidade garante acesso mais rápido e estável à internet, inclusive em áreas subterrâneas, beneficiando quem utiliza o sistema diariamente.
Atualmente, a tecnologia está disponível nas estações Vila Mariana, Pedro II, Ana Rosa, Santa Cruz, Jardim São Paulo, Saúde, Praça da Árvore, São Judas, Sé, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Anhangabaú, Vergueiro, São Joaquim, Liberdade, Tucuruvi, Brigadeiro, Sumaré, Consolação, Trianon-MASP e Clínicas.
Do total de estações atendidas, 21 contam com sinal 5G da Vivo e 16 possuem cobertura da TIM. As ativações mais recentes ocorreram em dezembro de 2025, com a estação Tucuruvi recebendo o serviço no dia 7, seguida por Brigadeiro, Sumaré, Consolação, Trianon-MASP e Clínicas no dia 31.
A infraestrutura de telecomunicações foi concedida à Winfra, empresa controlada pela Winity, e utiliza a tecnologia DAS, sistema de antenas distribuídas que permite cobertura contínua em ambientes complexos como túneis e estações subterrâneas. O projeto envolve centenas de antenas, mais de 130 quilômetros de fibra óptica e cabos irradiantes, além da expansão dos sinais 4G e 5G.
A expectativa é que, até o fim de 2026, outras 14 estações também passem a contar com a nova tecnologia, além da cobertura integral dos túneis. O plano inclui ainda a oferta de Wi-Fi gratuito aos passageiros e a ampliação da Infovia-Metronet, que deve contribuir para maior eficiência operacional e redução de custos de manutenção, além de gerar novas fontes de receita para o sistema metroviário.

